- Sobre
- 6 Nov 2022
- Reading time
- 6 minutos
O trabalho remoto veio abrir muitas possibilidades para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O tempo de deslocação para o trabalho e o desgaste físico de algumas atividades, inviabilizam muitas oportunidades de trabalho. Para alguns é praticamente impossível conjugar o tempo de aulas, o de estudo, uma deslocação e várias horas de trabalho, porque fica sem tempo de descanso e pode prejudicar os estudos.
Com a possibilidade de trabalhar a partir de casa, os estudantes conseguem mais facilmente trabalhar, porque ganham mais tempo e conseguem experiência. Trabalhar enquanto se estuda torna-se uma oportunidade para ganhar um rendimento que ajude a pagar os estudos, a poupar, construir currículo ou a concretizar sonhos.
Para alcançar os objetivos é preciso preparação prévia, procurar pelo trabalho certo ou criar o seu próprio posto de trabalho. Uma das melhores formas de se preparar é criar um currículo profissional. Saiba mais detalhes aqui e comece já a procurar emprego remoto.
Preparação Prévia
Antes de mais, o estudante deve considerar o tempo que tem disponível, antes de avançar com a decisão de trabalhar e estudar em simultâneo. Em seguida, deve perder algum tempo a preparar o seu currículo. A tentação é seguir o modelo Europass, porque é fácil, intuitivo e a base gráfica já está feita. Mas este modelo está ultrapassado e mostra preguiça por parte do candidato.
Por melhor que seja a experiência, a primeira impressão é muito importante, por isso, são de evitar os facilitismos, e deve ser criado um currículo de raiz. Não é preciso exagerar nos elementos. Um design simples, informação concisa que mostre a experiência e aptidões já aprendidas e uma boa fotografia serão suficientes.
O currículo deve ser também fácil de adaptar para várias oportunidades de trabalho diferentes. Felizmente, existem diversos sites cheios de recursos para o ajudar.
Procurar o Trabalho Certo
Depois de organizar o tempo e o currículo, resta identificar o trabalho certo. Pode tentar encontrar um trabalho na sua área de estudos ou aproveitar a oportunidade para abrir a mente a outros setores e experimentar algo diferente. O importante é ter clareza, olhar bem para dentro e identificar as áreas de interesse.
Não vale a pena avançar para um trabalho com o qual não se identifique, porque se é para perder horas valiosas de descanso ou de estudo, que seja para tirar o melhor proveito possível.
Por isso, identificar duas a cinco áreas de interesse e procurar nos motores de busca pelas palavras-chave dessas áreas e juntar “remoto” ou “freelancer” é uma boa primeira dica para começar a perceber o que existe disponível no mercado. Algumas áreas interessantes para quem procura um trabalho remoto para os tempos livres são:
- Tradução
- Transcrição
- Copywriting
- Marketing Digital
- Design
Estas áreas permitem muitas vezes flexibilidade horária ou trabalho em regime freelancer, o que é muito importante para quem tem pouco tempo ou, neste caso, está a estudar e precisa de ir às aulas. Existem muitas plataformas online que ajudam a procurar trabalho remoto e freelancer, que pagam à hora ou ao serviço.
Por último, depois de salvas as ofertas favoritas, é hora de enviar o currículo adaptado para cada oferta. Depois é só ir verificando as novas ofertas de trabalho que surgem e esperar pelas entrevistas.
Criar um Negócio Online
O comércio digital é outra boa opção de trabalho remoto para estudantes e é um dos principais setores em crescimento. Por isso, se no mercado não existirem boas ofertas ou se o espírito empreendedor falar mais alto, uma boa opção é criar um negócio online. Um negócio online permite trabalhar em qualquer lugar e uma grande flexibilidade horária.
Hoje em dia é muito simples criar uma loja online, através de um website próprio, de plataformas digitais de comércio ou das próprias redes sociais. Podem ser rentabilizados talentos que se tornam em serviços, produtos físicos ou produtos digitais.
Por exemplo, se desde cedo se toca guitarra, pode-se dar aulas online. Se existe um talento para a costura, porque não começar a vender peças originais? Ou ainda, se há aptidão para o design, porque não criar templates para as redes sociais ou oferecer o serviço de design a quem precisa? As possibilidades são infinitas, o truque é rentabilizar as capacidades e talentos que já são adquiridas e aproveitar para fazer algo que se gosta.
Depois de escolhido o negócio, é preciso delinear estratégias para conseguir clientes. Atualmente há uma tendência no meio dos influencers de que criar um negócio online é simples e uma forma rápida de enriquecer, mas na vida real as coisas não funcionam bem assim. O sucesso exige muito trabalho.
Um Mundo de Novas Oportunidades
O trabalho remoto já existe há alguns anos, mas com o teletrabalho forçado a que muitas empresas se viram obrigadas nos últimos dois anos, o processo de adaptação das empresas tem sido acelerado, permitindo que muitas pessoas passassem a trabalhar a partir de casa.
Segundo os especialistas, a tendência para o trabalho remoto, híbrido ou flexível é irreversível e será certamente o futuro do trabalho. Por isso, os estudantes procurarem um trabalho remoto pode ser uma boa preparação para o que aí vem. Podem existir estudantes de hoje que podem nunca vir a saber o que é trabalhar num escritório das 9h às 18h.
O futuro está repleto de oportunidades para os jovens estudantes, tanto para os que gostariam de entrar no mercado de trabalho antes de terminar os estudos para ganhar experiência ou para os que estão interessados apenas em economizar.
Conclusão
O trabalho remoto para estudantes é possível e recomenda-se. Os estudantes podem trabalhar num regime freelancer com flexibilidade horária ou criar o seu próprio negócio para rentabilizar os seus talentos e aptidões. O maior conselho que se pode dar é seguir o coração e procurar algo que traga aprendizagens positivas para a vida, sem nunca descurar os estudos.