Empregabilidade em Portugal: os principais setores em crescimento

Empregabilidade em Portugal: os principais setores em crescimento

Serviços

 

Todos os anos, a empresa de recrutamento profissional Robert Walters emite um relatório acerca do estado da empregabilidade em Portugal. A partir desse relatório, é possível avaliar o panorama das novas tendências de contratação em território nacional. A Robert Walters estima que apenas 57% dos profissionais portugueses podem esperar um aumento salarial nos próximos 12 meses, sendo que 31% dos negócios justificam a ausência de aumentos salariais com base em reestruturações e despedimentos. As percentagens de incremento salarial também são relativamente humildes, já que se encontram na casa dos 5%. A Robert Walters destaca ainda os principais setores económicos em crescimento em Portugal, em que o claro domínio passa por indústrias ligadas à Internet e às novas tecnologias digitais. De acordo com a empresa de recrutamento, as áreas de especialização mais procuradas em território nacional incluem contabilidade e finanças, recursos humanos, tecnologias digitais, vendas e marketing, e engenharia e operações.

Os setores de maior crescimento em Portugal
Os serviços de jogos de sorte online encontram-se entre os setores de maior crescimento em Portugal.

Comércio e análise digital
À semelhança do que acontece no resto do mundo, os níveis de empregabilidade em Portugal ficam marcados pela procura de profissionais ligados aos domínios do comércio e análise digital. Em 2021, o comércio digital (ou e-commerce) subiu mais de 14%—um

número impressionante tendo em conta o aumento substancial que já se verificara entre 2019 e 2020. Por esse motivo, os profissionais da análise de dados e marketing digital podem olhar com bons olhos para o futuro profissional a médio e longo prazo. A cibersegurança também é um setor de destaque, muito por culpa do número de ataques de phishing e malware que se registaram ao longo de 2021, principalmente a nível empresarial.

Os serviços online também se encontram em bom plano, com destaque para os serviços de subscrição e de jogo digital. Em Portugal, a indústria dos jogos de sorte e azar (ou iGaming) reuniu receitas brutas trimestrais na ordem dos 120 milhões de euros e contou com a adesão de mais de 651 mil utilizadores ativos. Devido à crescente atribuição de novas licenças de jogo, sites onde é possível jogar Texas Holdem poker online têm sido um dos grandes símbolos do sucesso do setor.

Inteligência artificial e robótica
Num país em que cerca de 40% da população possui uma educação superior, o relatório da Robert Walters destaca também o papel de tecnologias em desenvolvimento como a inteligência artificial (IA) e a robótica. Em Portugal, a empregabilidade associada aos dois setores é bastante elevada, sendo que a IA e a robótica já não constituem apenas nichos de investigação de laboratório. A IA é cada vez mais um lugar-comum no meio corporativo, muito devido à necessidade de aperfeiçoamento de análise de dados, seja com fins promocionais ou de desenvolvimento comercial. Por sua vez, a robótica é cada vez mais um domínio de destaque nos campos da engenharia e do desenvolvimento de produtos.

Energias renováveis
Ainda no tópico da engenharia, a Robert Walters antecipa um investimento assinalável em energias renováveis, num sentido de continuidade em relação ao que tem acontecido em Portugal (e na Europa) ao longo da última década. A aposta em fontes de energia verde continua a ser muito forte no contexto das sociedades ocidentais, fruto não só das pressões ambientalistas que se sentem um pouco por todo o mundo, mas também da crescente necessidade de anular a necessidade de recorrer à importação de combustíveis fósseis. No setor das energias renováveis, os profissionais ligados à manutenção e manufaturação da "supply chain" podem esperar um alto nível de empregabilidade.

 

Mais Serviços