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- 2 Aug 2023
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Quem gere negócios no setor da restauração enfrenta múltiplos desafios. Gerir pessoal, stocks, reservas e pensar e/ou aplicar eventos ou estratégias de cativação de clientes pode exigir um verdadeiro malabarismo. Entenda de que forma um software pode ajudar a otimizar a gestão do seu restaurante.
O aumento do empreendedorismo e os novos desafios do mercado
O setor da restauração sempre foi competitivo, mas atualmente esta é uma realidade que marca o quotidiano de quem investe em restaurantes.
Dados de 2022 da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), indicam-nos que o último trimestre do ano foi marcado pelo fecho de 14 restaurantes por dia, em média, como indicado pelo Expresso.
De facto, as novas tendências empreendedoras, parcialmente devidas aos apoios governamentais para as PME (Pequenas e Médias Empresas) e à maior facilidade de financiamento levam a que cada vez mais pessoas se aventurem em novos negócios, incluindo na abertura de restaurantes. A saturação dos mercados é, por isso, maior do que nunca e os desafios são acentuados por isso mesmo.
Ainda que o sucesso não seja uma impossibilidade – como comprovam muitos restaurantes – esta grande oferta, a par com a retração das pessoas quanto aos gastos em restauração, como revela o Observador, o facto é que o sucesso está, atualmente, muito dependente de estratégias certeiras.
Gerir um restaurante com foco no sucesso
Os desafios dos empreendedores e gestores da indústria da restauração são o foco do trabalho de muitas marcas, que desenvolvem estratégias como o Software Zenchef para apoiarem os profissionais dos restaurantes na árdua tarefa da gestão.
A gestão de uma empresa na área da restauração implica um enorme dinamismo e não está livre dos desafios contemporâneos. Ainda assim, comexperiências gastronómicas imperdíveis e o apoio de software especializado, uma gestão eficiente e que valorize o negócio torna-se possível, permitindo que a qualidade dos produtos apresentados à mesa se estenda à eficácia operacional dos processos. Promove-se, assim, um crescimento natural do negócio de restauração, com a aplicação de estratégias internas e externas orientadas para o êxito.
Software de restauração: como pode ajudar a gerir restaurantes
Quem gere um restaurante sabe que há vários aspetos a considerar, incluindo a manutenção dos stocks, a cativação de clientes e posterior gestão dos mesmos e garantia da sua satisfação.
Não é só para conseguir clientes para negócios online que os softwares podem ser um apoio! Os negócios físicos também podem ancorar-se nestas estratégias para melhorarem a adesão do público aos seus serviços.
Um software de restauração é, neste caso específico, muito útil em cada passo do processo de gestão. Veremos, ponto a ponto, de que forma estes recursos podem melhorar a experiência dos donos e gestores de restaurantes:
Gestão de stocks e planeamento de compras
Para começar, este tipo de software ajuda a garantir que o restaurante pode usufruir de recursos avançados para a gestão dos seus stocks, o que facilita uma gestão e controlo eficaz dos recursos e permite que os donos ou gestores do restaurante percam dinheiro com produtos em quebra (desperdício) e mantenham todos os essenciais à mão. Ajudando na programação das compras, estes sistemas garantem que não há faltas nem excesso, reduzem os custos e evitam gastos desnecessários.
Cativação e fidelização de clientes
O software de gestão apoia o trato com os clientes a vários níveis. Em primeiro lugar, tratando-se de um sistema orientado para a satisfação do cliente, este garante que a agilidade do serviço e a redução de erros criam uma boa experiência aos consumidores que já conhecem e visitam o restaurante.
Programas de fidelização tornam-se também mais simples de integrar no restaurante, assim como eventos promocionais.
Além disso, ao permitir o registo de marcações, reservas e pedidos, o sistema permite um serviço mais rápido e eficaz, e sem falhas de comunicação.
Personalização e comunicação externa
Com uma oferta maior é natural que aumente também a exigência dos clientes que frequentam os restaurantes e, por isso, nunca foi mais importante que a comunicação externa e a personalização dos serviços fosse parte das estratégias dos negócios de restauração.
Os softwares de restauração também podem apoiar este processo, garantindo que a facilidade de gestão deixa tempo para que as redes sociais e websites dos restaurantes se mantenham atualizados e úteis.
É importante que as informações sobre o espaço estejam disponíveis e que as críticas na web sejam enriquecedoras e “abram o apetite” a novos clientes. O papel do software é, aqui, indireto mas visível, uma vez que as experiências positivas por ele promovidas serão parte do que gera a satisfação destes “críticos” nos fóruns e aplicações relevantes.
Sustentabilidade, apoio e segurança
Por fim, o software pode ajudar o restaurante a receber e responder às críticas dos clientes por via de sistemas adaptados a dispositivos móveis, onde se privilegia a transparência e a eficiência dos processos.
Sustentável e útil, o atendimento ao cliente será melhorado, tendo em permanente atenção os cuidados com o tratamento dos dados e a segurança do restaurante e dos utilizadores.
Esta interação entre a entidade e os clientes pode ajudar no estabelecimento de laços reforçados e melhorar o sucesso do restaurante.
Como pode constatar, um software pode ajudar na gestão do seu restaurante, melhorando os vários processos inerentes à prática, desde a gestão de stock, às reservas e pedidos dos clientes e até aos serviços de apoio. Reduzindo o erro humano e aumentando a agilidade dos processos, basta apenas que tenha em mente a gastronomia e cozinhe pratos deliciosos.