A Importância de um Software de Gestão para Restaurantes
A Importância de um Software de Gestão para Restaurantes
No mundo da gastronomia, servir uma comida deliciosa e um bom serviço já não é suficiente para fazer um restaurante de sucesso. A gestão do dia-a-dia pode ser uma dor de cabeça e requer uma organização de ferro: stocks, reservas, equipa, finanças e presença online são apenas algumas das preocupações que têm de estar no topo da nossa cabeça. Por isso, ter um software para restauração já não é um luxo, é uma necessidade.
O desafio da gestão em tempo de coronavírus
O setor da restauração é bastante competitivo e está sempre a mudar. As modas gastronômicas estão sempre a mudar, os clientes querem mais e melhor, e tudo está mais caro, por isso se poupar pode ser bom para a carteira, também pode afetar os lucros. E, gerirmos tudo na nossa cabeça já não dá e nem sequer é seguro.
A gestão, hoje em dia, passa pela automatização e pelo uso de ferramentas que nos ajudem a ser mais inteligentes na gestão do negócio. E, as soluções digitais fazem isso tudo, mas nada mais, menos nada a mais, ao juntar tudo num só sítio, ao automatizar um monte de processos chatinhos e repetitivos, ao falhar menos e ao informar o negócio com dados para fazer uma gestão mais eficiente.
Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o uso da tecnologia tem sido um fator de sucesso, sobrevivência e crescimento dos estabelecimentos, sobretudo, após os desafios da pandemia.
O que é um software de gestão para restauração?
Um software para restauração é uma solução tecnológica cujo objetivo é organizar os diferentes departamentos de um restaurante, bar ou outro comércio alimentar. Pode incluir módulos para:
- Gerenciamento de estoque e fornecedores
- Organização de mesas e reservas
- Comunicação com a cozinha e comandas eletrônicas (KDS)
- Recebimento de pagamentos e controle do caixa
- Dashboard de vendas e indicadores de desempenho
- Programas de fidelidade e campanhas promocionais
- Integração com apps de delivery e marketplaces
Essas funcionalidades fazem com que o restaurante opere em sinergia e de forma otimizada, mesmo durante os horários de pico.
Principais vantagens de usar um programa de gestão
- Automatização e poupança de tempo: Através da automatização de tarefas como gestão de stocks, abertura e fecho de caixa e extração de relatórios, o programa poupa a equipa para se dedicar a atividades estratégicas e ao cliente.
- Menos erros na operação: Através da ligação de dados em tempo real é possível evitar situações como entregas erradas, falhas na gestão de stocks ou mau serviço de mesa, garantindo mais rigor e qualidade nos processos.
- Maior benefício na experiência do cliente: Através da tecnologia é possível oferecer uma experiência mais simples e cómoda, desde a reserva até ao pagamento, o que ajuda a aumentar o grau de satisfação e fidelização do consumidor.
- Gestão baseada em dados: Através de relatórios especializados é possível avaliar a performance de um prato, a produtividade de uma equipa ou o comportamento do cliente, ajudando a tomar decisões mais acertadas.
- Escalar o negócio e implementar padronizar: Para um restaurante que tem mais do que uma loja, a gestão de forma centralizada permite controlar todas as lojas com um padrão e um controle, tornando mais simples a expansão do negócio.
O papel da tecnologia na 'pós-pandemia'
A pandemia serviu de catalisador para a digitalização do sector da restauração. Houve muitos restaurantes que passaram a ter uma solução de uma carta digital, fazer reservas online ou passar para o negócio do take-away como uma mais valia para o core da atividade. Este mesmo cliente continua e vai continuar a pedir e acaba por ser, para nós, uma mais valia das vantagens da tecnologia no nosso dia a dia.
De acordo com os dados da Researchgate, a utilização de tecnologia pode fazer aumentar a produtividade em até 30%, além de ter impacto na satisfação dos clientes. Por isso, apostar em tecnologia não deve ser encarado apenas como uma oportunidade, mas uma necessidade de atualização e crescimento.
Como escolher o software certo para o seu restaurante?
A escolha de um bom sistema depende muito do perfil de cada empresa. Alguns pontos importantes a considerar são:
- Funcionalidades: O sistema disponibiliza as ferramentas que precisa para a sua atividade?
- Facilidade de utilização: A interface é intuitiva e fácil de utilizar por toda a equipa?
- Assistência e suporte: Existe suporte em português, formação e atualização constante?
- Preço/qualidade: O valor a pagar está de acordo com o tamanho e a capacidade financeira do restaurante?
- Integrações: É possível integrar o sistema com as plataformas de delivery, contabilidade e meios de pagamento?
Refletir sobre estas questões permite selecionar uma solução que verdadeiramente ajude a melhorar a produtividade e a crescer o restaurante, evitando acabar com uma solução demasiado genérica ou complexa para as características do negócio.
Limites do uso do software de gestão
Apesar de mais valias, convém não esquecer que o software de gestão também tem as suas limitações. Dependendo da complexidade do programa, pode haver um período de adaptação inicial que leva alguns dias e terá de formar a sua equipa em algumas funções. Também o facto de depender de uma ligação à internet e de uma boa infraestrutura de TI pode ser uma limitação para um restaurante situado numa área onde o acesso à internet não é muito bom. Se houver problemas técnicos, falhas ou um mau suporte, também pode ser um problema para si. Por isso, tem de escolher um fornecedor de confiança e certificar-se de que a sua equipa está preparada para lidar com estas situações se elas acontecerem.
Conclusão
Quem menos se espera no sector da alimentação é que basta aquela paixão pela comida. Para conseguir estabilidade, crescer e destacar-se no mercado é necessário contar com e ou mais ferramentas que tornem a gestão mais fácil e inteligente.
O software para restauração é um parceiro de confiança, pois agrega informação em tempo real, acelera processos e personaliza a experiência do cliente. Com ele, os gestores ganham mais controle da operação e mais liberdade para se concentrar no que realmente importa: surpreender o cliente e garantir a sustentabilidade do negócio.
Por
Monika
Aqui estão as avaliações da Monika, uma pessoa que gosta de compartilhar suas experiências de compras online. Ela deixou algumas resenhas sobre diferentes empresas. Algumas foram muito boas, como a experiência positiva.. Read more
Mais Serviços

O que são Caixas de Luz Publicitárias - Como elas podem ajudar seu negócio?
Caixas de Luz são uma das ferramentas de marketing que as empresas e/ou marcas podem utilizar para fazer divulgação dos seus produtos e empresa. Elas consistem em uma “caixa” iluminada, a qual pode conter diversas informações.

Os 5 melhores gravadores de tela disponíveis no mercado
Na hora de fazer vídeos, sejam eles profissionais, comerciais ou para monetizar em plataformas como o Youtube e outras de streaming, é importante contar com um gravador de tela ou vídeo eficiente que possa capturar em alta resolução aquilo que queremos transmitir aos nossos espectadores.

Revolucione o Seu Restaurante com um Menu Digital Interativo
Assim como em muitos outros setores de atividade, a indústria da restauração está em constante transformação, enfrentando uma crescente necessidade de inovação para se manter competitiva.

Como otimizar a gestão do seu restaurante graças ao software?
Quem gere negócios no setor da restauração enfrenta múltiplos desafios. Gerir pessoal, stocks, reservas e pensar e/ou aplicar eventos ou estratégias de cativação de clientes pode exigir um verdadeiro malabarismo. Entenda de que forma um software pode ajudar a otimizar a gestão do seu restaurante.

Trabalho Remoto Para Estudantes
O trabalho remoto veio abrir muitas possibilidades para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O tempo de deslocação para o trabalho e o desgaste físico de algumas atividades, inviabilizam muitas oportunidades de trabalho.

Como conseguir novos clientes para o seu negócio online!
Independente se sua aventura no mundo digital acaba de começar ou se já a faz algum tempo, o seu sucesso depende de uma única coisas: os clientes.

O que é marca digital? Descubra o segredo para transformar sua marca em Wow
Você sabe o que é marca digital, também conhecida como digital branding? E sabe qual a importância para o seu negócio? Uma marca é o ativo mais importante quando se trata de marketing digital. Resumidamente, ela é a manifestação da sua proposta de valor e a representação do seu negócio.

Empregabilidade em Portugal: os principais setores em crescimento
Todos os anos, a empresa de recrutamento profissional Robert Walters emite um relatório acerca do estado da empregabilidade em Portugal.