- Sobre
- 20 Jan 2025
- Reading time
- 4 minutos
O mercado de hambúrgueres no Brasil tem passado por grandes transformações nas últimas décadas, com a vinda de marcas internacionais, expandindo o segmento de fast-foods, além do crescimento recente das marcas que apostam em fórmulas artesanais.
Com a globalização do início do século XXI, refletindo em mudanças nos hábitos de consumo, na influência cultural e na inovação gastronômica, é comum cada vez mais encontrar novas marcas e novas ideias culinárias ao redor do país.
Desde um lanche rápido e acessível a uma experiência gourmet - como prometem alguns restaurantes -, o hambúrguer deixou de ser apenas um ícone de “comida rápida” para se tornar um campo vasto e diverso, atendendo diretamente os mais variados paladares, estilos de vida e orçamentos.
O crescimento do mercado de hambúrguer gourmet no Brasil
Com a crescente busca por alimentos mais elaborados e personalizados, feitos artesanalmente, mesmo em restaurantes, o hambúrguer gourmet ganhou um forte espaço no mercado brasileiro.
Em geral, são produtos que se destacam pela qualidade dos ingredientes e, principalmente, pelo sabor natural da carne, além de pães artesanais (muitas vezes) e acompanhamentos exclusivos, como por exemplo combos com batata frita.
Além do próprio hambúrguer em si, hamburguerias especializadas fornecem o que se chama de “experiência gastronômica”. Isto é, são produtos que vão além do simples ato de comer, pois têm como foco a harmonização de sabores uma apresentação cuidadosa e o ambiente com forte apelo especial para consumidores que buscam algo mais sofisticado e diferente.
A grande quantidade de hamburguerias artesanais ao redor do Brasil, com pontos de venda físicos ou somente com entrega via aplicativos, são exemplos de como esse segmento se consolidou.
Elas não apenas atendem ao público que valoriza qualidade e exclusividade, mas também se adaptam a tendências.
É importante ressaltar ainda que hamburguerias artesanais oferecem também como opções produtos veganos, sem glúten e com ingredientes orgânicos. Ou seja, uma experiência personalizada e, para muitos, exclusiva.
Mercado de fast-food permanece aquecido no Brasil
Não há como falar sobre fast-food sem citar as grandes marcas norte-americanas que conquistaram grande sucesso dentro do mercado brasileiro.
Um exemplo é o Burger King e não há como não citar como rival direto do McDonald’s, outra franquia de sucesso mundial – e que não é diferente entre os consumidores brasileiros.
Com uma forte publicidade e uma marca reconhecida pela maioria das pessoas, marcas como duas citadas permanecem entre as mais populares entre os consumidores brasileiros. Mas não são as únicas.
Bob’s
A rede de fast-food permanece entre as mais procuradas pelos consumidores brasileiros nos shoppings centers, mesmo diante de uma rivalidade ferrenha. É a maior rede brasileira em atividade nesse segmento.
Giraffas
Também reconhecida e popular nas praças de alimentação ao redor do Brasil, a Giraffas é mais uma marca de fast-food que vende hambúrgueres.
Habib’s
Mesmo que não seja focado de fato em hambúrgueres, o Habib’s é uma rede de fast-food de alto alcance no Brasil, com um estilo próprio focado em culinária árabe, mas também com outros produtos em seu cardápio.
Hamburguerias gourmet fazem sucesso no Brasil com foco no delivery
Já as hamburguerias que focam exclusivamente em hambúrgueres artesanais também têm concorrido diretamente com as grandes marcas de fast food em shoppings ao redor do Brasil, como citado anteriormente, mas outro foco que elas possuem está no cliente que deseja ter a sua experiência em casa.
São muitas também as hamburguerias que atuam exclusivamente no mercado de delivery, vendendo seus produtos através de aplicativos famosos de entrega no Brasil.
Nesse caso, tais restaurantes conseguem atingir um público que dificilmente atingiria com um ponto de venda físico em sua localidade, além de angariar um número maior de clientes em outras partes da cidade por meio do forte apelo dos seus produtos.
Uma nova tendência de mercado: hambúrgueres Plant-Based
Enquanto os amantes de carne buscam opções artesanais para ter uma experiência real, há também um forte crescimento no mercado de hambúrgueres plant-based, que nada mais são do que feitos para dietas veganas ou vegetarianas.
Geralmente produzida a partir de ingredientes como ervilha, soja, grão-de-bico e beterraba, essa nova tendência de hambúrgueres busca reproduzir de forma semelhante o sabor, a textura e a tradicional aparência da carne, mas sendo, na verdade, vegetal.
São opções de produtos que representam uma resposta importante às demandas para esse público-alvo, além de garantir um compromisso com a sustentabilidade.