Opiniões
    Empresas (5)

    Energia

    Portugal tem uma grande variedade de tipos de energia, desde gás natural à energia solar, energia eolica e até teve o seu período de energia nuclear. Por conseguinte, muitos consumidores estão em dúvida sobre qual empresa ou fontes de energia que devem escolher. Quando vemos estas questões, criámos aqui, na opinioesja.pt um artigo para lhe explicar sobre as fontes de energia, renováveis ou não, disponíveis no país e também algumas opiniões sobre distribuidores. 

    O OpiniõesJá é o local ideal para você entender se é possível mudar a empresa de eletricidade e obter uma fatura de eletricidade com o preço de eletricidade kwh mais barato, ou se há dificuldade em fazer esta troca.

    A importância de compreender de onde vem a energia

    A energia hídrica liderou as fontes de energia, gerando mais de 30% da energia nacional nos primeiros seis meses de 2020 e isto pode mostrar a tendência de diminuição do custo da energia. Ao contrário de muitos países, em Portugal há uma diferença entre distribuidores e comercializadores de energia. É possível vender eletricidade sem ser distribuidor. Mas como?

    Os distribuidores são aqueles que têm o dever de levar a rede elétrica aos consumidores. Ou seja, são responsáveis pela rede de distribuição, mas não necessariamente pela comercialização de energia.

    O distribuidor não pode ser escolhido pelo consumidor final, pois seria quase impossível ter tantos cabos de rede, que funcionam, por exemplo, no mesmo edifício. Por conseguinte, os distribuidores são definidos por áreas e cuidam de toda a rede, independentemente dos comercializadores que fornecem energia a essa região. 

    As empresas energéticas de eletricidade são as que têm licença para vender energia e são escolhidas pelo consumidor. É por isso que é tão importante ler asopiniões dos outros, porque eles vão ajudá-lo a escolher o melhor e mais confiável comercializador já que ele também é responsável se a eletricidade não for estável ou se houver muitas falhas de energia.

    Por que trocar a empresa de eletricidade/gás para economizar e obter um melhor serviço?

    Quando o país oferece múltiplas fontes de energia, é normal que as pessoas se sintam confusas. Por exemplo, alguém que acaba de se mudar tende a usar o mesmo serviço de energia que o anterior proprietário do apartamento, sem fazer muita pesquisa, ou mesmo sem fazer nenhuma. Por conseguinte, é importante verificar a experiência dos outros para não cair em armadilhas e ter problemas no futuro. 

    A sorte de muitos portugueses é que mudar o comercializador de energia é um processo que pode ser simples, uma vez que não é necessário um corte de luz ou alterações na cablagem. Esta alteração é fornecida gratuitamente, mas continua a ser uma decisão importante a tomar.

    Uma vez que as empresas são diferentes e podem decidir o preço do kWh, é importante compará-las, mas como fazê-lo?

    Quais são as energias mais baratas para contratar em Portugal?

    Uma empresa pode ter várias fontes de energia. Em Portugal, é obrigatório que as empresas notifiquem os clientes sobre a percentagem de cada fonte de energia por si utilizada. Por exemplo, é possível verificar de acordo com os dados reportados pelas empresas que apenas 2,6% de toda a energia vendida no país provém da energia solar. 

    Com estes dados, a empresa permite ao cliente uma visão sustentável dos tipos de energia que pretende comprar.

    Para comparar os valores, o cliente deve fazer uma média de gastos em sua casa, por itens e por horas usadas. Isto facilita a compreensão do que cada comercializador cobra, bem como a escolha de um contrato mais relacionado com o estilo de vida do consumidor.

    O gás natural também é usado por muitos, quer diretamente através de gás de botija, quer de gás canalizado. Muitas empresas permitem ao consumidor solicitar ambos os serviços de uma só vez: gás e eletricidade, o que facilita o cliente.

    Energias renováveis x não renováveis

    As energias renováveis são a principal fonte de energia do país. Depois da energia hídrica, a energia eolica é a mais utilizada no país, com 23%. Lembrando que em relação à energia eolica, Portugal ocupa o quinto lugar dos países que mais utilizam este tipo de energia. Hoje também é normal usar painéis solares, fazendo um investimento inicial para diminuir o custo mensal da fatura.

    No caso dos painéis solares, existe uma regulamentação para o autoconsumo. A ideia é aumentar o número de utilizadores deste método de energia limpa.

    Apesar do salto nas energias renováveis, é possível verificar o uso de energia fóssil no país, mas agora com a utilização de quase 100% do gás natural, uma vez que o uso de carvão representa apenas 0,5% da produção.

    A nossa opinião e qual a energia a escolher

    É importante entender que a OpiniõesJá traz um conjunto de opções das energias disponíveis em Portugal, inclusive provedores de energia barata e também as opiniões dos clientes em relação às empresas em geral. A tarifa não deve ser o único ponto a ser verificado. A constância do fornecimento, reparações e atendimento ao cliente, por exemplo, são pontos que devem ser estudados pelos consumidores. 

    E é por isso que as opiniões são tão importantes, porque esta informação só pode ser partilhada por aqueles que viveram uma experiência real com empresas e que podem dar uma visão clara. Através destas opiniões, o consumidor poderá tomar a sua decisão de uma forma mais congruente, para uma vida mais tranquila, afinal, a energia é a base do nosso dia-a-dia.

    Mais informação sobre Energia empresas

    De modo a usar equipamentos e dispositivos em sua casa, ligar a luz ou ter uma temperatura confortável em casa, é necessário energia. Energia é o nome coletivo dado a electricidade e gás. Se quiser viver de forma confortável, necessitará sempre de energia. Nesta página, pode ler acerca das diferentes formas de adquirir energia e o tipo de energia que pode ser usado para escolher entre os diferentes fornecedores de energia.

    Adquirir energia para a sua casa
    De forma a poder usar energia em sua casa, terá de ter de ser fornecido com energia por um fornecedor de energia oficial. Uma empresa ou fornecedor de energia é uma parte que compra energia diretamente à rede operadora, e garante que você é capaz de usar esta energia na região. Dependendo da energia que usa, paga de acordo com o uso que faz. Alternativamente, pode pagar por mês, a cada dois meses ou trimestralmente.

    A quantidade que paga à empresa de energía é sempre com antecedência. Se tem um custo fixo todos os meses, se usar mais do que tiver pago, terá de pagar este extra ao seu fornecedor de energia. Alternativamente, se usar menos energia e pagar mais do que devido, também receberá a diferença por parte do fornecedor. De modo a calcular o custo mensal, farão um estimação, de acordo com o equipamento que tem, a idade da casa e o espaço da mesma.

    Até há uns anos atrás, existia uma só forma de criar energia. Felizmente, hoje em dia é possível escolher que tipo de energia é usada para fornecer a sua casa. Nos próximos paragráfos, falamos resumidamente acerca dos diferentes tipo de energía que pode escolher.

    Fontes de energia fóssil
    Este tipo de energia funciona bem para a produção de gás e electricidade. Os contras de usar este energia inclui o facto de serem energias muito poluentes, e também o facto de ser um tipo de energia que pode desaparecer. Se está à procura de gás natural, terá de saber que é bem que provável que desapareça no futuro, devido a uso excessivo.

    Fontes de energia fóssil podem ser bastante baratas e provavelmente será a melhor escolha para si, se estiver à procura de poupar dinheiro mensalmente.

    Energia de fontes renováveis
    Energia produzida através de fontes renováveis é normalmente apelidada de energia renovável ou energia verde. Em contraste à energia fóssil, energia verde não acabará. Isto deve-se ao facto das fontes de energia serem renováveis e fazerem uso das forças da natureza. Exemplos de energia verde inclui energia solar e energia eólica. Energia solar é gerada por raios solares, através de painéis solares. Energia eólica é colecionada, fazendo proveito do poder do vento.

    Usar energia renovável pode ser mais caro que usar energia fóssil, mas se seleccionar a primeira, estará a reduzir bastante o seu impacto ambiental. Estará a investir na Terra e a portege-la para futuras gerações.