5 empresas

Electricidade

...

    Electricidade

    Portugal é um país que tem produção de energia baseada numa matriz energética diversificada e que tem vindo a crescer significativamente na utilização de recursos renováveis para fazer face ao consumo de eletricidade de famílias e empresas.

    Apesar dos progressos do setor, a eletricidade produzida no país ainda utiliza fontes não renováveis principalmente de gás natural, mas Portugal adotou políticas públicas que estimulam o consumo de eletricidade através de energias limpas como água, eólica, fotovoltaica e energia geotérmica.

    Como funciona a eletricidade em Portugal

    Antes de explicar as responsabilidades na prestação de serviços ao consumidor, é interessante saber melhor sobre o fornecimento de eletricidade.

    A eletricidade percorre um longo caminho até chegar às casas dos portugueses. Basicamente, antes de conhecer o destinatário final do consumo, há as fases de produção, transporte e distribuição.

    Na fase de produção está a transformação de algum tipo de energia primária em energia elétrica, como o que ocorre nas centrais termoelétricas, que utiliza a combustão de petróleo, carvão ou gás natural para produzir eletricidade, em centrais hidroelétricas, também chamadas barragens, que utilizam a passagem de água em turbinas e geram energia, em parques eólicos. , que usam o vento para mover lâminas de turbina em painéis solares, que produzem energia fotovoltaica através da luz.

    O próximo passo é o transporte da energia gerada na fase de produção. A eletricidade é transportada utilizando linhas de muito alta tensão em longas distâncias. As altas tensões são convertidas e atingem centros de distribuição para servir consumidores, indústrias e empresas nacionais em geral.

    Em Portugal, as atividades de distribuição de energia são realizadas por diferentes empresas.

    O distribuidor é responsável pela infraestrutura da rede de distribuição e pelo transporte de eletricidade para as casas. O distribuidor responsável pela prestação do serviço no local está condicionado ao endereço da casa do cliente. Se houver problemas com os balcões ou com a rede de distribuição, é ele que deve reparar o serviço. É também o distribuidor que faz as leituras dos balcões e envia-as ao comerciante.

    O comerciante é responsável pela oferta de eletricidade ao consumidor final, é a empresa que o utilizador opta livremente por prestar o serviço na sua residência. É o distribuidor que lê o consumo, mas é o comerciante que envia a fatura para pagamento. A relação comercial do cliente e os pedidos de serviço, tais como mudança de propriedade, mudança de poder e outros pedidos, são feitos ao comerciante, mesmo que o distribuidor seja responsável pela execução operacional das atividades.

    Como escolher o melhor fornecedor de eletricidade

    A liberdade de escolher uma energia barata, decidindo pelo comerciante com as melhores ofertas de planos, que vão ao encontro das necessidades da família ou do negócio, faz do modelo português um sucesso de mercado.

    A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), instituição que regula o setor energético, informou que em Portugal a taxa de variação dos comerciantes é superior a 30%.

    Ao selecionar os seus fornecedores de serviços de eletricidade, aceda à opinioesja.pt e mantenha-se além da qualidade oferecida pelas empresas fornecedoras, ler comentários disponíveis no site para ter mais segurança na contratação. Opiniões Já reúne ligações a vários comerciantes que servem o mercado português, como a LuzBoa, por exemplo, para que exerça o seu poder de escolha por aquele que lhe oferece as melhores condições.


    Logo Endesa
    Endesa
    0 opiniões

    Está feliz com os serviços do seu fornecedor de energia? Ou mudaria alguma coisa em relação os seus serviços? Co...

    Logo EDP
    EDP
    1 opiniões

    Como classficaría os seus metodos para economizar energia e gás em sua casa? Pensa que a sua casa é suficientemente eficiente?...

    Logo Iberdrola
    Iberdrola
    1 opiniões

    Que tipo de energia é usada em sua casa? Sabe de onde é proveniente? Sabe se é energia verde? Ou é gerado de forma trad...

    Logo Galp Energia
    Galp Energia
    2 opiniões

    Pensa que todos os meses, consegue poupar um pouco na sua conta de electricidade? Que tipo de métodos costuma utilizar de modo a conseguir p...

    Logo LuzBoa
    LuzBoa
    1 opiniões

    Como classificaria os seus métodos para economizar energia em sua casa? Pensa que a sua casa é suficientemente eficiente? Ou rea...