4 empresas

Gás

Gás

O gás natural é uma mistura de gases ricos em hidrocarbonetos, encontrados naturalmente na atmosfera. As reservas de gás natural estão nas profundezas da terra, perto de outros leitos sólidos e líquidos de hidrocarbonetos, como o carvão e o petróleo bruto.

O gás natural não é utilizado na sua forma pura; deve ser transformado e convertido em combustível mais limpo para ser utilizado. Durante a sua transformação, são extraídos muitos sub-produtos que podem ser usados posteriormente, tais como propano, etano, butano, dióxido de carbono, etc.

É usado principalmente como fonte de energia, para gerar electricidade e calor. Quando comprimido, é utilizado como combustível para veículos, conhecidos como CNG. Além disso, pode ser utilizado como combustível para caldeiras e ar condicionados.

Como funciona o gás em Portugal


Portugal depende da importação de 100% do gás natural utilizado no país. Depois de extraído de depósitos naturais, este gás entra no país de duas formas:

- Por via marítima: neste caso, o gás é transportado por navios-tanque sob a forma de GNL (gás natural liquefeito). No porto de Sines existem terminais de "regasificação", que transformam o líquido de volta em gás.

- Gasodutos subterrâneos: em gasodutos, o gás proveniente de países como a Argélia, a Espanha e Marrocos é comprimido e percorre milhares de quilómetros até chegar a Portugal.

Como o gás natural não tem cheiro, recebe uma molécula odorífera ao chegar a Portugal, para que as fugas e as emissões acidentais sejam detetadas mais facilmente. Depois passa para a rede de distribuição, para garantir o fornecimento de casas, empresas e indústrias.

Os distribuidores distribuem gás natural através das extensões e tubos que fazem parte da rede, enquanto os comerciantes (fornecedores) são aqueles que entram no contrato com o consumidor. Entre os comerciantes de gás natural em Portugal estão a Galp Energia e a EDP.

Para celebrar um contrato, o consumidor deve ter na sua residência uma rede interna preparada para o gás natural certificada por uma entidade inspetora, para além de um código de instalação universal (CUI) fornecido pelo Operador da Rede de Distribuição.

Como encontrar gás natural mais barato

No final de 2009, o mercado do gás natural em Portugal estava regulamentado e os preços eram fixados pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. No entanto, o mercado foi liberalizado em janeiro de 2010, permitindo aos consumidores tomarem decisões sobre fornecedores. Isto conduziu a um aumento da concorrência e das opções.

Atualmente, o consumidor pode mudar de fornecedor sempre que encontrar uma taxa melhor, porque a mudança é gratuita e não existe qualquer tipo de "período de fidelização".
 

Antes de celebrar um contrato de gás natural, é necessário pesquisar os preços e verificar a qualidade dos serviços prestados. É importante comparar não só as tarifas, mas também a segurança da instalação e a qualidade do atendimento ao cliente.

Na opinioesja.pt, é possível ler comentários e comentários sobre empresas de gás natural em Portugal, encontrar os serviços mais baratos e, ao mesmo tempo, evitar problemas e incómodos futuros.


Logo Endesa
Endesa
0 opiniões

Está feliz com os serviços do seu fornecedor de energia? Ou mudaria alguma coisa em relação os seus serviços? Como você

Logo EDP
EDP
1 opiniões

Como classficaría os seus metodos para economizar energia e gás em sua casa? Pensa que a sua casa é suficientemente eficiente? Ou realmente

Logo Iberdrola
Iberdrola
1 opiniões

Que tipo de energia é usada em sua casa? Sabe de onde é proveniente? Sabe se é energia verde? Ou é gerado de forma tradicional e &ea

Logo Galp Energia
Galp Energia
2 opiniões

Pensa que todos os meses, consegue poupar um pouco na sua conta de electricidade? Que tipo de métodos costuma utilizar de modo a conseguir poupar? J&aacu