Tipos de Avaliações

No OpiniõesJá existem diferentes métodos que os consumidores podem usar para deixar uma avaliação. Os mais frequentes são por meios orgânicos ou por convite. Todos podem deixar uma avaliação, mesmo que você não tenha uma conta de usuário. Estes são os dois tipos de avaliações que temos em nossa plataforma de avaliações.

Avaliações orgânicas de consumidores

A maioria das nossas avaliações vem de consumidores. Estes são usuários que compraram um produto ou um serviço de uma empresa e querem deixar sua opinião. Estes são sempre usuários que se cadastram em nossa plataforma e deixam uma avaliação sem ser estimulados por uma fonte externa. 

Estas avaliações são espontaneamente escritas por consumidores que adquiriram um produto ou serviço. Eles decidem por conta própria compartilhar suas experiências na plataforma sem qualquer intervenção da empresa. Elas são valiosas para o usuário porque:

 

  • Voluntárias: A decisão de deixar uma avaliação é totalmente do consumidor.
  • Experiência Única: Não há nenhum estímulo ou incentivo externo da empresa para influenciar o consumidor a escrever uma avaliação.
  • Autenticidade: Tipicamente, estas avaliações são percebidas como altamente autênticas porque surgem da motivação genuína do consumidor em compartilhar sua experiência, seja positiva ou negativa.

Avaliações por convite da empresa

As empresas em OpiniõesJá têm permissão para enviar convites aos seus clientes para deixar uma avaliação. Estes usuários são estimulados pela empresa a deixar uma avaliação em nossa plataforma. Isso também é permitido, desde que as avaliações sejam justas e objetivas.

Neste cenário, empresas incentivam ativamente seus clientes a deixar uma avaliação enviando-lhes convites. Este encorajamento é uma iniciativa direta da empresa para obter feedback sobre seus produtos ou serviços. Eles são definidos pelos seguintes valores:

  • Solicitadas: A empresa envia convites pedindo aos clientes para avaliarem suas experiências.
  • Controladas: Embora as empresas possam lembrar os clientes de deixar uma avaliação, elas devem garantir que o processo permaneça imparcial e não influencie o conteúdo das avaliações.
  • Justiça e Objetividade: É crucial que essas avaliações solicitadas permaneçam o mais imparciais possível. As empresas não devem influenciar a natureza das avaliações, garantindo que os clientes se sintam livres para fornecer um feedback honesto.