Quando e em quais condições você deve escrever uma avaliação?

 

 

Todos temos opiniões, mas assim como na vida real, nem todas possuem o mesmo peso! Por exemplo, se quisermos estudar um tema histórico, devem-se ponderar as opiniões dos historiadores especialistas da mesma forma que as de alguém que passa na rua?

Da mesma maneira, é essencial saber quando e em que condições devemos escrever uma avaliação online sobre um negócio. Neste artigo, vamos ajudar a compreender o momento ideal para publicar uma avaliação e oferecer algumas dicas para redigi-la corretamente.

Quando é o momento ideal para escrever uma avaliação de um negócio?

De forma geral, baseados na nossa experiência após ler milhares de avaliações e conversar com nossa comunidade, concluímos que o momento ideal para escrever uma avaliação é:

  1. Quando se comprou ou teve contato direto com o negócio sobre o qual se vai falar. Às vezes, nos deparamos com avaliações que precisamos deletar porque a opinião não foi verificada, pois a pessoa não comprou ou não teve nenhum relacionamento direto com os proprietários do negócio.

Escreva uma avaliação quando -> Se fez uma compra ou contratou um serviço do negócio. Se não realizou nenhuma transação, deve pelo menos ter tido uma experiência direta com o proprietário, a loja ou a plataforma web para que a avaliação tenha uma base sólida.

Não escreva uma avaliação quando -> Não mencione histórias pessoais, não tenha certeza dos fatos ou baseie-se no que outros escreveram, bem como em conjecturas e situações que não viveu diretamente. Evite escrever uma avaliação se não teve nenhuma interação direta com o negócio.

  1. Quando testou o produto ou serviço, ou quando a experiência que quer descrever ocorreu recentemente. Isso garante clareza quanto aos detalhes, datas e aspectos positivos ou negativos da sua experiência pessoal.

Escreva uma avaliação quando -> Tem clareza sobre o que vai publicar, com dados reais para ser o mais descritivo possível e informar outros usuários.

Não escreva uma avaliação quando -> Muito tempo tenha passado e não se lembra de todos os detalhes. Nesse caso, pode apenas partilhar os seus sentimentos gerais sobre a loja e se considera comprar novamente ou não.

  1. Quando escreve em completa liberdade e sinceridade. Talvez um dos pontos mais importantes; não escreva uma opinião para humilhar ou atacar a empresa. Tenha em mente que está a informar outros utilizadores, e se a sua experiência foi muito negativa, alerte-os sobre práticas ruins e se devem evitar comprar naquele negócio.

Escreva uma avaliação quando -> Seja real e honesto sobre uma experiência que teve. Esteja consciente do poder das opiniões tanto positivas quanto negativas e valorize adequadamente suas palavras independentemente da opinião.

Não escreva uma avaliação quando -> Teve uma experiência ruim e conta fatos que não são verdadeiros para difamar e caluniar a empresa sem ter evidências para apoiar a sua opinião. Evite escrever palavras indelicadas e incitar à violência ou outros sentimentos que não aprovamos segundo a nossa política de conduta.

Quando e por que não deveria escrever uma avaliação de um negócio?

Existem certas situações que estão além do nosso controlo como plataforma de avaliações independente. Muitas delas referem-se a práticas realizadas por empresas que tentam manipular as opiniões dos utilizadores que escreveram uma avaliação negativa no nosso portal em troca de incentivos ou ameaças.

Se teve uma experiência assim, asseguramos-lhe que na OpiniõesJá não aprovamos esses comportamentos, e se solicitar, podemos tornar a sua opinião anónima ou penalizar perfis de empresas que praticam essas ações.

Contacte-nos se um negócio o ameaçou ou tentou incentivá-lo a mudar de ideia!

Quando não recomendamos escrever uma avaliação?

Para concluir, lembre-se que temos muita informação para criadores de avaliações e opiniões e recomendamos, em prol da comunidade e honestidade, não escrever ou editar uma avaliação nas seguintes situações:

  1. A empresa oferece um incentivo financeiro (como um desconto) em troca de uma avaliação positiva. Embora isso possa ser benéfico individualmente, é uma prática abusiva das empresas que conseguem algo muito mais valioso, a sua voz na forma de opinião, capaz de influenciar as decisões de muitas pessoas.

  2. Se não é imparcial ou tem uma relação próxima com alguém no negócio. Entendemos que se tem um familiar no negócio, quer o melhor para eles. No entanto, mais uma vez apelamos ao sentido de transparência e honestidade. Deve considerar o impacto de uma opinião escrita e como pode ser decisiva para outros ao comprarem ou não. Se não vai publicar uma opinião objetiva baseada numa compra real, por favor, não escreva uma avaliação em nome da verdade e transparência.

Finalmente, lembre-se de que apenas com a união de todos os utilizadores, podemos criar uma comunidade consciente que recompensa empresas que são boas para os clientes e penaliza aquelas com práticas ruins ou fraudulentas.

Leia mais: Como escrever uma opinião profissional