O que acontece se alguém denunciar minha opinião?

É bastante comum na nossa comunidade que, eventualmente, se receba uma notificação por email de que uma avaliação foi denunciada. Não se preocupe! Frequentemente, trata-se apenas de um erro humano e pode ser resolvido em poucos minutos.

Embora a maioria das opiniões removidas na nossa plataforma sejam devido a conteúdos automatizados, maliciosos e em grande quantidade, que eliminamos de forma automática assim que detectados, também proporcionamos aos utilizadores a capacidade de denunciar e responder a queixas, defendendo as suas avaliações e opiniões sobre uma loja ou empresa.

Porque é que uma avaliação sua foi denunciada?

No OpiniõesJá, valorizamos a transparência e honestidade nas avaliações. Por isso, oferecemos aos nossos utilizadores a capacidade de classificar, seja com votos positivos ou negativos, os comentários publicados, responder e criar debates nas páginas das empresas e, finalmente, denunciar um conteúdo que considerem não estar de acordo com a nossa política de conteúdo responsável.

A nossa equipa avalia todas as queixas feitas entre os utilizadores, levando em conta a clareza das reclamações ao aceitá-las ou rejeitá-las. Muitas vezes, a denúncia ocorre porque foi usado um palavrão, uma expressão inadequada ou as palavras foram demasiado duras contra a empresa visada. Nesses casos, a avaliação deve ser editada e corrigida para aprovação.

Noutros casos, detetamos violações graves da nossa política, tais como:

  • Conteúdo de SPAM para terceiros

  • Conteúdo gerado por IA não verificado

  • Suspeita de tentativa de influenciar outros a consumir ou não consumir produtos e serviços de uma empresa registada no OpiniõesJá

Estas situações podem levar à suspensão permanente da conta, bem como à eliminação de todas as avaliações realizadas através da mesma.

O que fazer se a sua avaliação for denunciada?

Se uma das suas avaliações for denunciada, receberá um email a informar sobre o motivo da denúncia e as ações necessárias. No OpiniõesJá, acreditamos em erros humanos e segundas oportunidades, por isso damos espaço aos utilizadores para recorrer da nossa decisão, caso a considerem injusta ou faltando contexto.

Portanto, sempre que um utilizador for denunciado, haverá três possíveis conclusões:

  1. Desconsiderar a reclamação - Caso não existam argumentos suficientes para remover a avaliação.

  2. Contactar ambas as partes ou realizar uma investigação individual - Se a resolução não for clara, solicitaremos informações adicionais para verificar a avaliação.

  3. Eliminar a avaliação denunciada - Se forem encontrados motivos claros e convincentes para tal.

FAQ

Quem pode denunciar a minha avaliação?

Tanto os utilizadores do OpiniõesJá como os proprietários das empresas onde a avaliação foi publicada podem denunciar o comentário. É importante considerar o impacto das palavras, especialmente quando se descreve uma experiência negativa em relação a uma empresa.

O processo de resolução é diferente se um utilizador ou uma empresa me denunciar?

Não, no OpiniõesJá tratamos todas as denúncias de forma igual, independentemente da origem. Não damos mais peso a uma queixa por parte de uma empresa, pois estamos comprometidos em manter condições justas entre utilizadores e proprietários das empresas.

O que acontece se um utilizador ou empresa abusar da função de denúncia?

Se um utilizador denunciar várias contas e as suas sugestões forem rejeitadas de forma consequente, e se for identificada uma tentativa de difamação, o utilizador será penalizado, podendo até mesmo ocorrer a suspensão da conta.