O que acontece se alguém denunciar minha opinião?

É muito comum dentro da comunidade que mais cedo ou mais tarde você receba uma notificação em seu email de que alguém denunciou você. Não se preocupe! Sempre pode ser um erro humano, então tudo pode ser resolvido em apenas alguns minutos do seu tempo.

Embora a maioria das opiniões que são excluídas em nossa plataforma sejam devido a conteúdo automatizado, malicioso e massivo que automaticamente excluímos assim que o detectamos, também damos o poder aos nossos usuários para denunciar e responder às próprias reclamações para defender suas avaliações e opiniões a respeito de uma loja ou empresa.

Por que uma opinião sua foi denunciada?

OpiniõesJá é um portal que se orgulha da transparência e honestidade de suas opiniões. É por isso que damos o poder a todos os nossos usuários para classificar, ou seja, dar votos positivos ou negativos aos comentários publicados, poder responder e criar debate nas páginas das empresas e, finalmente, também denunciar uma publicação que você acredita não cumprir com nossa política de conteúdo responsável.

Nossa equipe sempre avaliará todas as reclamações feitas entre os usuários, sendo algumas mais claras do que outras ao aceitar ou rejeitar o pedido. Em muitos casos é porque você usou um palavrão, uma expressão infeliz ou suas palavras foram muito duras contra a empresa responsável. Nesses casos, você deve editar e corrigir sua avaliação para que ela seja aprovada novamente.

Em outros casos em que detectamos violações graves de nossa política, isso seria:

  • Conteúdo SPAM para terceiros

  • Conteúdo AI não verificado

  • Suspeita de tentativa de influenciar um público a consumir ou não os bens e serviços de uma empresa registrada no OpiniõesJá

Esses casos mencionados levariam a uma suspensão permanente da conta, bem como a exclusão de todas as opiniões realizadas por meio dessa conta.

O que devo fazer se minha opinião for denunciada?

No caso de uma de suas opiniões ter sido denunciada, você deve esperar receber um email informando o motivo da denúncia e as ações que você deve tomar. No OpiniõesJá sempre acreditamos em erros humanos e segundas chances, por isso damos aos usuários a oportunidade de recorrer da nossa decisão se acreditarem que é injusta ou falta contexto da parte deles.

Portanto, sempre que um usuário for denunciado, sempre haverá três conclusões:

  1. Deslegitimar reclamação - Caso não existam argumentos convincentes para remover a opinião escrita.

  2. Contactar ambas as partes ou fazer uma investigação individual da nossa parte - Se considerarmos que a solução não é clara, informações serão solicitadas para acreditar e verificar a opinião.

  3. Excluir a avaliação denunciada - Se motivos convincentes e claros foram encontrados para isso.

FAQ

Quem pode denunciar minha avaliação?

Tanto os usuários do OpiniõesJá quanto os proprietários da empresa onde você publicou sua opinião podem decidir denunciar seu comentário. Sempre leve em consideração o alcance de suas palavras, especialmente se você está escrevendo uma experiência particularmente negativa em relação à empresa.

O processo de resolução é diferente se um usuário ou uma empresa me denunciar?

Não, no OpiniõesJá tratamos todas as denúncias igualmente, independentemente de onde venham. Nem daremos mais peso a uma reclamação por parte de uma empresa, estamos comprometidos com condições iguais entre usuários e responsáveis pelas empresas publicadas.

O que acontece se um usuário ou empresa abusar da função de denúncia?

No caso de um usuário ter denunciado várias contas e suas sugestões terem sido rejeitadas, se for detectada uma correlação ou tentativa de difamação, eles serão penalizados adequadamente, até mesmo com suspensão da conta.