O que acontece se uma Empresa abusar da opção de Denunciar Avaliações?

Devido à atuação contínua de uma equipa especializada que se dedica a proteger opiniões genuínas e fiáveis e a eliminar as que não são, levamos muito a sério todos os relatórios e queixas apresentados pelos nossos utilizadores e empresas.

É por isso que procuramos desempenhar o nosso trabalho da forma mais eficiente possível, não tolerando tentativas de difamação ou abuso injustificado da funcionalidade de denunciar comentários.

Embora protejamos a imagem pública dos negócios contra abusos, todas as opiniões são importantes. Só porque uma opinião é negativa ou não condiz com a nossa perspetiva, não é motivo suficiente para ser removida da nossa plataforma.

As empresas têm privilégios ao denunciar comentários?

Não, embora diferenciemos os relatórios oriundos de empresas dos feitos por utilizadores individuais, quando uma opinião é denunciada, seja por uma empresa ou por um utilizador, ambos os casos passam pelo mesmo crivo e avaliação para determinar se a queixa é justificada.

Esta é uma função completamente gratuita que disponibilizamos tanto a utilizadores como a empresas, permitindo-lhes proteger-se contra tentativas de calúnia, opiniões falsas e difamação. Na OpiniõesJá acreditamos que todas as lojas e serviços estão sujeitos a críticas e a visões subjetivas de ex-clientes. Apesar de os clientes poderem cometer erros ou exagerar nas suas apreciações, os proprietários têm sempre ao dispor ferramentas para se defenderem.

Consequências para empresas que abusam da opção de denunciar

Embora estas empresas disponham de uma ferramenta conveniente para se protegerem contra críticas, isso não significa que podem usá-la indiscriminadamente contra opiniões que consideram inadequadas. Ao denunciar uma experiência escrita, haverá sempre um lembrete sobre a importância desses relatórios, bem como um link para mais informações.

Isto significa que, ao submeter um relatório, está totalmente consciente do motivo e, no caso de abuso, a empresa ou utilizador está ciente da possibilidade de futuras penalidades ou suspensão completa da conta em casos graves.

O que consideramos abuso da função de denúncia?

Embora cada caso seja tratado individualmente e no contexto das suas circunstâncias, há certas atitudes e comportamentos que consideramos abusivos em relação a outros utilizadores que não violaram as regras. Para clarificar, apresentamos três situações que podem levar à desativação da conta por abuso de relatórios anónimos.

Denúncia maliciosa

Na OpiniõesJá acedemos ao histórico de relatórios de um utilizador. Isto significa que conseguimos ver a quantidade de queixas feitas e para qual empresa. Por vezes, há empresas que não gostam de receber avaliações negativas e, em vez de resolver a situação através do diálogo, tentam denunciar todas as opiniões negativas sem justificação válida, enquanto mantêm as positivas intocadas.

Em casos claros onde a intenção é manipular as opiniões dos utilizadores, a conta será permanentemente desativada e a empresa responsabilizada.

Denunciar crítica forte

Para ser claro; se uma pessoa se sentiu enganada ao comprar um produto ou serviço, na OpiniõesJá acreditamos que tem todo o direito de expressar o seu desagrado e partilhá-lo com outros utilizadores.

Assim como pode haver pessoas extremamente satisfeitas com uma empresa, é justo que existam também pessoas insatisfeitas. O facto de uma opinião ser forte ou emotiva não é justificativa suficiente para ser denunciada.

Denunciar sem justificação

Na OpiniõesJá, valorizamos o nosso tempo e o dos nossos utilizadores. Por isso, denúncias repetidas sem uma justificação lógica consistente com os factos descritos acarretam uma penalidade, que pode ser a suspensão temporária ou permanente da conta.

Como denunciar corretamente como uma empresa?

Se a sua empresa tem uma pessoa responsável pelas relações públicas, recomendamos sempre dialogar diretamente com o cliente insatisfeito, seja em privado ou publicamente na secção de comentários, para resolver o problema. Se estiver seguro de que se trata de uma opinião maliciosa ou falsa, encorajamos a denúncia.

Lembre-se que tem à disposição um guia para empresas sobre como aproveitar ao máximo as funcionalidades da OpiniõesJá para melhorar a sua imagem pública.

Quão eficaz é o nosso sistema de denúncias?

Queremos oferecer aos nossos utilizadores as melhores garantias. É por isso que dispomos de um sistema automatizado 24 horas que rastreia bots e elimina comportamentos suspeitos, como spam de denúncias ou de votos.

Além disso, na OpiniõesJá, contamos com uma equipa humana que trata cada caso com muita atenção para tomar a melhor decisão. E mesmo que um utilizador não concorde, este pode sempre recorrer se considerar que houve um erro.