- Sobre
- 4 Apr 2024
- Reading time
- 4 minutos
Vivemos numa época emocionante em que o comércio eletrónico atingiu o seu auge. Milhares de empresas em todo o mundo lutam para encontrar um lugar num mundo cada vez mais comercial. O comércio é tão importante no mundo que as melhores empresas estão listadas na bolsa e novas empresas procuram formas de o fazer. Há aqueles que crescem aos trancos e barrancos!
Graças ao Nasdaq 100 conheceremos as tendências para os próximos dez anos, sobre os setores que vão dominar o mercado comercial. Saber disso pode lhe dar ideias para iniciar seu próprio negócio.
Mas o que é o Nasdaq 100? É um índice composto que agrupa as 100 empresas não financeiras que estão listadas em bolsa por um valor elevado. Para se ter uma ideia, entre suas primeiras posições encontramos gigantes como Apple, Tesla ou Amazon. Por isso, tornou-se um dos maiores e mais confiáveis índices de ações do mundo. Graças ao Nasdaq é muito fácil reconhecer as tendências que vão se fortalecer nos próximos anos, já que algumas delas já o fizeram no ano passado.
Estes são os mais notáveis:
Digitalização
Embora as cadeias de abastecimento globais sejam cada vez mais complexas e muitas empresas continuem a utilizar formas tradicionais, estas revelaram-se insuficientes face à procura incontrolável e às dificuldades recentes.
É por isso que a utilização do gémeo digital tem sido apresentada como uma solução promissora nestas circunstâncias. Graças a isto, consegue-se uma visão completa das cadeias de valor, o que nos permite oferecer soluções eficazes.
Por outro lado, a realidade aumentada e a inteligência artificial elevam as capacidades do gêmeo digital a níveis mais elevados. Deve-se também levar em conta que estas medidas são muito eficazes na previsão de problemas.
A sustentabilidade
Se há algo de que ouvimos falar nos últimos anos é o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta. As tecnologias associadas a este sistema já são uma tendência e tudo indica que assim continuarão nos próximos anos.
Tornar as empresas mais responsáveis com o meio ambiente e com o planeta é o objetivo da maioria dos governos do mundo, por isso oferecem subsídios e ajuda para isso. Graças a isso, foram impulsionadas as vendas de máquinas e outras ferramentas necessárias para atingir esse objetivo.
A força de trabalho
E o que podemos dizer sobre a inclusão de novos métodos nas empresas para os recém-chegados? Bem, há muitas causas que exigem isso. Por exemplo, as próximas reformas, a chegada de novos colaboradores, o aumento da idade dos colaboradores existentes... Tudo isto tem promovido formação imersiva com o objetivo de formar colaboradores novos e atuais de forma simples e eficaz. Esta oportunidade também é aproveitada para renovar equipamentos que cometem menos erros e respeitam mais o meio ambiente. Tudo em um!
Moda
E saindo das empresas mais sofisticadas e do ambiente de trabalho, há um setor que sempre existiu e continuará existindo como um dos gigantes essenciais do mercado de ações. Essa é a moda. Por um lado, estão as grandes marcas, aquelas às quais poucos têm acesso, como Christian Dior e outras. Por outro lado, temos a moda mais barata e acessível que está cada vez mais presente online e menos presencial.
Milhares de lojas online continuam a ser criadas todos os dias para encontrar um lugar num mercado muito competitivo, mas que continuará a ser uma tendência para os próximos anos.
A tecnologia a pé
Falamos de grande tecnologia, aquela que se aplica às empresas para atingir objetivos claros e em ascensão. Mas não podemos esquecer a tecnologia do quotidiano, como telemóveis, tablets ou tudo o que esteja relacionado com jogos, entre outros. Este é um setor que ocupa um lugar importante no mercado de ações e continuará a fazê-lo nos próximos anos. Sim, a tecnologia e a inteligência artificial vieram para ficar e por muito tempo.
A construção
A construção continua na linha de frente da batalha, ganhando posições. Depois de várias crises globais, este setor recuperou mais forte do que nunca e será uma das tendências marcantes da próxima década. Tanto os profissionais que trabalham de primeira mão na construção como todas as empresas que fornecem materiais estão com sorte, pois tudo parece indicar que não ficarão desempregados, pelo menos, nos próximos 10 anos.
Estes são apenas alguns dos setores industriais e comerciais que definem tendências e que permanecerão fortes durante a próxima década. Se você estava em busca de novas oportunidades para mudar sua vida profissional, talvez encontre entre elas o que precisa. Ou melhor ainda, você tem coragem de investir na bolsa de valores pela primeira vez na vida? Talvez os resultados o surpreendam.