Nossa Missão de Combater Avaliações Falsas Online

Na OpiniõesJá acreditamos firmemente que as opiniões de utilizadores reais são cruciais para criar uma comunidade aberta e transparente, onde as empresas, assim como potenciais novos clientes, possam avaliar se um produto ou serviço oferecido por uma marca é realmente do seu interesse.

Infelizmente, essa tarefa nem sempre é simples devido ao surgimento de diversos fatores que procuram desinformar o leitor em busca de opiniões confiáveis e autênticas. Podemos classificar esses casos em três categorias que fazem parte do nosso compromisso com a transparência e a integridade da plataforma.

Casos de Opiniões Falsas e Maliciosas

  • Experiências Falsas: Muitas vezes encontramos relatos de utilizadores onde todas as suas opiniões são suspeitas por serem excessivamente positivas ou negativas, com descrições pouco comuns.

Nesses casos, há sempre a suspeita de que estas opiniões possam estar relacionadas a concorrentes da empresa, visando assustar potenciais clientes ou, pelo contrário, avaliações falsas demasiadamente positivas que levantam a suspeita de terem sido criadas pelos próprios proprietários para gerar opiniões que não são objetivamente reais.

  • SPAM: Este é um dos casos mais comuns e, felizmente, um dos mais fáceis de detectar, pois seu conteúdo geralmente não tem qualquer relação com a descrição da empresa. Este tipo de conteúdo inadequado é frequentemente promocional, sem sentido ou outros tipos de textos que não são úteis para leitores que realmente querem ser informados através de avaliações reais de pessoas que consumiram os produtos ou serviços.

  • Avaliações resultantes de ataques de bots ou feitas por IA: Recentemente, com o advento da inteligência artificial, na OpiniõesJá estamos continuamente a lutar para evitar receber opiniões não verificadas ou aquelas suspeitas de serem escritas por IA. Por isso, incentivamos qualquer utilizador a denunciar estes tipos de casos através da nossa ferramenta de Denúncia.

Como lutamos contra avaliações não genuínas?

Na OpiniõesJá, encaramos este problema com a máxima seriedade. É por isso que temos uma equipa de suporte especializada, trabalhando 24/7 para ouvir a comunidade através das suas reclamações e denúncias de avaliações suspeitas de não serem feitas por humanos ou não serem genuínas.

Assim, mantemos sistemas de segurança avançados que nos permitem prevenir ataques SPAM em massa ou conteúdo gerado por IA. No entanto, convidamos sempre os nossos utilizadores a estarem atentos caso tenham dúvidas sobre a autenticidade das avaliações. Vamos fazer da Internet um lugar mais limpo, para ler experiências honestas, tanto positivas como negativas!

Como agimos ao detectar uma avaliação possivelmente falsa?

Na OpiniõesJá, apostamos em sistemas automatizados que eliminam automaticamente avaliações que obedecem a padrões irregulares ou sejam publicadas em cronogramas pouco realistas. Isso significa que automatizamos a eliminação de muitas das potenciais avaliações falsas que tentam infiltrar-se na nossa plataforma.

Para as exceções, contamos com o próprio feedback dos utilizadores também interessados em manter uma comunidade honesta e clara. Quando um utilizador submete um relatório sobre irregularidades em avaliações, a nossa equipa segue os seguintes passos para determinar a autenticidade da avaliação em questão.

  1. Análise de Ambas as Partes

Em qualquer disputa, ambas as partes devem ser ouvidas; portanto, o responsável pela análise lê a queixa e as razões pelas quais o utilizador considera que a referida avaliação não deveria ser publicada e, posteriormente, lê a avaliação original. Através deste processo, o examinador pode aprovar ou rejeitar o pedido caso a situação não esteja clara.

  1. Em Caso de Dúvidas -> Investigação

Se ainda subsistirem dúvidas sobre a veracidade do conteúdo da avaliação, entraremos em contacto direto com o autor para validar a sua experiência e razões. Deve-se notar que, além de confiar na palavra do autor, realizamos uma análise completa do histórico da conta da pessoa denunciada, incluindo a frequência com que escreve avaliações, a pontuação geral e o conteúdo das suas avaliações.

  1. A Opinião Escrita é Aceite ou Eliminada

Com o testemunho e a nossa investigação, podemos concluir categoricamente se a opinião deve ou não permanecer na nossa plataforma. Atualmente, temos uma alta taxa de sucesso em determinar quais avaliações são úteis, confiáveis e verificadas, e quais devem ser removidas para não influenciar maliciosamente a atitude dos potenciais clientes.

Poderão existir certas exceções em que o autor da avaliação pode manter o seu post, desde que o edite para estar em conformidade com a nossa política de conteúdo correto. (Lembre-se de que sempre oferecemos ajuda e aconselhamento sobre Como Escrever uma Avaliação)