Nossa Missão de Combater Avaliações Falsas Online

Na OpiniõesJá acreditamos firmemente que as opiniões de usuários reais são a coisa mais importante para criar uma comunidade aberta e transparente onde as empresas como potenciais novos clientes possam ver se o produto ou serviço que uma marca oferece é realmente do interesse.

Infelizmente, essa tarefa nem sempre é fácil devido ao aparecimento de diferentes fatores que procuram desinformar o leitor que quer ver opiniões confiáveis e verdadeiras. Podemos classificar esses casos em três pontos que fazem parte do nosso compromisso com a transparência e a integridade da plataforma.

Casos de Opiniões Falsas e Maliciosas

  • Experiências Falsas: Frequentemente encontramos relatórios de usuários onde todas as suas opiniões são suspeitas por serem excessivamente positivas ou negativas através de descrições incomuns.

Nesses casos há sempre a suspeita de que essas opiniões estão relacionadas aos concorrentes da empresa buscando assustar potenciais clientes ou, pelo contrário, avaliações falsas que são muito positivas e pode haver uma suspeita de que os próprios donos estão criando seus próprios usuários para criar opiniões. que não são objetivamente reais.

  • SPAM: Este é um dos casos mais comuns e felizmente mais fáceis de detectar, já que seu conteúdo geralmente não tem relação com a descrição da empresa. Este tipo de conteúdo inadequado geralmente é promocional, texto SPAM sem sentido ou outros tipos de conteúdos que não são úteis para leitores que realmente querem ser informados através de avaliações reais de pessoas que consumiram seus produtos ou serviços.

  • Avaliações resultantes de ataques de bots ou feitas por IA: Recentemente com o aparecimento da inteligência artificial na OpiniõesJá estamos continuamente lutando para evitar receber opiniões não verificadas ou aquelas suspeitas de serem escritas por IA. Por isso, incentivamos qualquer usuário a denunciar esses tipos de usuários através da nossa ferramenta de Denúncia.

Como lutamos contra avaliações que não são reais?

De nossa equipe da OpiniõesJá levamos esse problema muito a sério. É por isso que temos uma equipe de suporte especializada onde trabalhamos 24/7 para ouvir a comunidade através de suas reclamações e denúncias de avaliações que são suspeitas de não serem feitas por humanos ou não serem genuínas.

Graças ao fato de estarmos constantemente nos atualizando, temos vários sistemas de segurança avançados para prevenir ataques SPAM em massa ou conteúdo gerado por IA. No entanto, sempre convidamos nossos usuários a estarem atentos caso tenham dúvidas se as avaliações de um usuário são orgânicas e confiáveis. Vamos tornar a Internet um lugar mais limpo para ler experiências honestas, tanto positivas quanto negativas!

Como agimos quando detectamos que uma avaliação pode ser falsa?

Na OpiniõesJá sempre trabalhamos em sistemas automatizados que automaticamente eliminam aquelas avaliações que seguem um padrão irregular ou cronogramas irreais. Isso significa que automatizamos muitas das potenciais avaliações falsas que tentam postar em nossa plataforma.

Para exceções temos os próprios usuários que também estão interessados em manter uma comunidade honesta e clara. Quando um usuário submete um relatório sobre irregularidades nas avaliações, nossa equipe seguirá os seguintes passos para determinar se realmente estamos lidando com uma avaliação maliciosa e irreal ou se é uma opinião confiável.

  1. Analisamos ambas as partes

Em qualquer disputa, sempre devem ser ouvidas ambas as partes; Portanto, nosso profissional encarregado lerá a queixa e razões pelas quais o usuário considera que dita avaliação não deveria ser publicada e posteriormente lerá a avaliação original. Através deste processo, o examinador pode aprovar ou desaprovar o pedido no caso de a matéria não estar clara.

  1. Em caso de dúvida -> Investigação

Se ainda houver dúvidas sobre a confiabilidade do conteúdo escrito na avaliação, entraremos em contato diretamente com o autor para validar sua experiência e razões para verificar sua opinião sobre o negócio. Deve-se levar em conta que de nossa equipe não somente “confiamos” na palavra, mas fazemos uma análise completa do histórico da conta da pessoa denunciada, como a frequência com que escrevem avaliações, a pontuação total nelas e seu conteúdo.

  1. A Opinião Escrita é Aceita ou Eliminada

Com o testemunho e nossa investigação privada podemos concluir absolutamente se dita opinião pertence ou não à nossa plataforma. Hoje temos uma alta taxa de sucesso ao saber com certeza quais opiniões são úteis, confiáveis e verificadas e quais devem ser eliminadas do sistema para não influenciar maliciosamente a atitude do potencial cliente.

Pode haver certas exceções onde o escritor da avaliação pode manter seu post em troca de editá-lo de uma maneira que esteja em conformidade com nossa política de conteúdo correto (Lembre-se de que sempre oferecemos ajuda e conselho sobre Como Escrever uma Avaliação)