5 Ferramentas Para Salvar Seu Computador De Malwares

5 Ferramentas Para Salvar Seu Computador De Malwares
Geral

Um malware é um software criado intencionalmente para causar danos a um computador. Ele também é chamado de vírus e etc. Independentemente do nome, todo mundo sabe que se trata de uma dor de cabeça.

A boa notícia é que se você usar as ferramentas certas no seu computador, os malwares nunca vão ser problemas. Pensando nisso, separamos 5 ferramentas que vão ajudar a deixar o seu computador mais protegido.

Software antivírus

Começando com o mais básico, o software antivírus. Você deve tirar algum tempo e comparar os softwares antivírus e escolher o melhor possível para o seu sistema. Há vários programas desse tipo, alguns são pagos e outros são gratuitos.

Um antivírus grátis não é necessariamente ruim. Na verdade, há algumas opções muito boas por aí. Mas, se você pode pagar para ter um pouco de proteção extra, recomendamos que faça isso.

Software livre

Com software livre queremos dizer os sistemas operacionais de código aberto. Esses sistemas são feitos de forma comunitária. Programadores do mundo todo fizeram contribuições para o Linux, por exemplo.

Como resultado de todo esse esforço, os sistemas operacionais de código aberto estão entre os mais seguros do mundo. Pode parecer estranho para quem nunca ouviu falar deles, mas esses sistemas nem precisam de antivírus.

Agora, a transição de um sistema operacional como o Windows para alguma versão do Linux pode ser algo difícil para algumas pessoas ou até inviável.

Há usuários de computadores que simplesmente precisam trabalhar com ferramentas exclusivas para Windows e não podem fazer a migração de sistema. Também há pessoas que estão acostumadas demais com o Windows e não têm muito conhecimento técnico para lidar com a mudança.

Se este é o seu caso, talvez seja melhor seguir em frente com o sistema operacional que você está acostumado. Mas, se você tem curiosidade e vontade de aprender e conhecer coisas novas, recomendamos que comece a estudar sobre o assunto.

O YouTube pode ser usado como uma ótima ferramenta de ensino. Há milhares de vídeos educativos sobre software livre nessa plataforma. Portanto, há uma forma de aprender a lidar com um sistema operacional novo.

Firewall

O firewall é um dispositivo de segurança de rede de computadores. Ele monitora o tráfego de entrada e saída e bloqueia tráfegos específicos de acordo com regras de segurança.

Um Firewall não é necessariamente uma ferramenta de proteção contra malwares, mas ele certamente vai te livrar de muitas dores de cabeça.

Sistemas operacionais como o Windows já vem com um Firewall ativado. Nesse caso, seu único trabalho é verificar se o seu Firewall está ativado e se o seu sistema operacional está atualizado.

Dropbox e serviços similares

O Dropbox é um serviço de armazenamento na rede. Com ele você pode salvar seus arquivos na nuvem e então acessá-los a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Este software não é para combater os malwares, mas para proteger o que é importante para você. Tirar algum tempo para salvar os seus arquivos mais importantes pode valer a pena no longo prazo.

Sistemas operacionais como o Windows fazem a sincronização de alguns arquivos com o Dropbox ou softwares similares de forma automática. Verifique se algo parecido está disponível para o seu sistema operacional.

CCleaner

O CCleaner é um software feito para limpar o seu sistema de arquivos indesejados. Ele não identifica ou elimina vírus e malwares, mas pode ajudar o seu sistema a ficar mais rápido e funcionar corretamente.

Algumas pessoas pensam que só porque o sistema operacional está lento existe algum tipo de vírus nele.

As coisas não funcionam assim na prática. Além da possibilidade óbvia do sistema operacional/hardware estar simplesmente ultrapassado, também pode haver arquivos inúteis pesando o seu sistema.

No momento, existe uma versão gratuita do CCleaner disponível para download.

Considerações finais

Bom, essas são algumas das ferramentas que vão te ajudar a manter o seu computador protegido contra malwares.

Como última dica, gostaríamos de dizer que você, o usuário do computador, deve ser visto como uma ferramenta para o seu computador.

Você é responsável por usar o seu sistema operacional corretamente, portanto, se atualize sobre assuntos como segurança da informação.

Continue lendo artigos como esse em blogs sobre tecnologia da informação. Além de ser interessante, também é bastante útil.

Mais Geral