Consumidores procuram uma extensão do mundo real

Consumidores procuram uma extensão do mundo real
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Vivemos rodeados de estímulos, novidades sempre a acontecer e com a constante sensação de não querer ficar de fora.

Com um avanço tremendo da tecnologia, diversos nichos de mercado aproveitam da melhor forma para se reinventar e oferecer experiências únicas aos seus consumidores. Os clientes estão também cada vez mais atentos ao mercado e procuram experiências enriquecedoras, imersivas e que funcionem de alguma forma como uma extensão daquilo que é a realidade.

Alguns campos já estão a integrar-se aos novos desejos dos consumidores. O cinema, com os seus óculos 3D, efeitos especiais avançados — que o diga Avatar: O Caminho Da Água —, já está a apresentar as suas novas ferramentas. No campo do iGaming também se pode observar esta evolução, onde as principais plataformas de jogos online contam com títulos cada vez mais inovadores, além de avançarem na imersão dos jogadores.

A evolução no setor de entretenimento

O setor do entretenimento foi um dos que mais se reinventou ao longo dos anos. A indústria cinematográfica, por exemplo, teve os seus primeiros efeitos especiais ainda em 1895 — na verdade, representava apenas uma pequena edição para substituir a atriz por um boneco, e, talvez, a sua primeira revolução com o famoso fundo verde, que permite criar ilusões e que ainda hoje é usado.

O que vemos agora é que o cinema consegue oferecer verdadeiras experiências imersivas, com imagens de alta resolução, possibilidade de filmes com realidade virtual e até experiências únicas sem sair de casa, graças às plataformas de streaming.

Mercado de jogos digitais

O avanço da era digital deslocou quase por completo o setor dos jogos para a versão online, sendo este um dos mercados que mais tem crescido. As novas tecnologias aplicadas neste setor permitiram que este passasse a oferecer experiências únicas, tanto aos fãs de jogos de consolas como aos que procuram formas de entretenimento através de plataformas online ou em aplicações nos seus dispositivos móveis.

Desde os jogos mais tradicionais, transformados em versões online, até aos títulos mais modernos, todos têm crescido no sentido de oferecer experiências mais próximas da realidade, ainda que funcionem em simultâneo como um escape da rotina diária.

Jogos como o Pókemon Go, um verdadeiro sucesso mundial, são um ótimo exemplo de como a adição de ‘apenas’ algum elemento virtual ao mundo real pode ser tão tentadora para os consumidores, que passaram a caminhar vários quilómetros à procura de Pokémons com os seus smartphones.

Outra inovação é o headset VR2, para a Playstation 5, com comandos que mimetizam os movimentos dos dedos, oferecendo a possibilidade de que, em jogos como o Horizon: Call of the Mountain, as mãos dos jogadores assumam literalmente as mãos do personagem. Interagindo desta forma com a indústria dos videojogos prova-se como a realidade e o mundo virtual estão cada vez mais próximos.

A imersividade é tema transversal no setor

Não é só no mercado dos videojogos que a imersividade toma conta do setor. Independentemente do nicho, os consumidores desejam ter experiências cada vez mais imersivas, que funcionem como uma extensão da realidade e que aconteçam em tempo real.

Esta procura é bastante visível no segmento dos jogos eletrónicos, como os casinos online, onde opções populares como o blackjack passaram a ser oferecidas em versões ao vivo, transmitindo desta forma a sensação da experiência real ou em plataformas, que oferecem jogos RPG ou jogos de simulação, onde a interação e imersividade são uma presença constante.

No primeiro caso, o facto de um jogo anteriormente apenas acessível num espaço físico, oferecer agora uma transmissão ao vivo de alta qualidade, com um dealer real e possibilidade de interação sem sair de casa, é exatamente o género de experiências que os consumidores atuais procuram, tal como no segundo caso, onde os jogos de RPG permitem uma interação entre jogadores, independentemente da sua localização física, conseguindo deste modo oferecer a componente social em formato online.

Aquilo que é verificado é que o entretenimento precisa de causar impacto ao consumidor, mexendo com as suas emoções e sentidos, não sendo apenas uma forma de passar o tempo enquanto se espera por algo, mas sim como o ponto principal de atenção, os jogos devem ser capazes de transportar os jogadores a distintas realidades para conquistar o público.

Conclusão

Além da tecnologia estar em constante desenvolvimento e oferecendo às empresas do setor oportunidades frequentes de se reinventarem e criarem produtos com maior qualidade para os seus consumidores, também os utilizadores estão mais exigentes e estão cada vez mais conscientes daquilo que desejam por parte das empresas.

A globalização, as redes sociais e o facto de atualmente tudo acontecer muito rápido aumenta o grau de exigência do consumidor com relação aos serviços, seja de qual for o setor. O consumidor deseja que o mundo do entretenimento tenha opções que lhe consigam dar a sensação de imersão para um novo mundo, mas também experiências dinâmicas e mais tradicionais, mas que ainda assim consigam oferecer uma experiência real sem sair de casa.

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