- Sobre
- 14 Dec 2020
- Reading time
- 4 minutos
O Estilo Industrial está em alta entre as tendências mundiais de decoração de interiores, mas você sabe de onde vem esse estilo? Onde se originou e quais são as principais características? É sobre isso que vamos falar hoje, então vai lá, pegue seu bloquinho de notas e se prepare para receber vários insights incríveis sobre esse estilo retrô que nunca foi tão moderno quanto agora.
O Estilo Industrial surgiu na década de 70, bem no coração da Big Apple, nossa velha e querida New York. Nos anos 70 New York se tornou uma grande capital das artes e muitos artistas procuravam espaços amplos para instalarem seus estúdios e também para viver, daí vem uma das grandes características do estilo que é a integração dos espaços. Esses inquilinos, extremamente criativos, encontraram nas antigas locações industriais suas moradias perfeitas e acabaram por transformar esses velhos galpões abandonados em suas casas/estúdio, esse foi o nascimento do que hoje conhecemos como Lofts.
Minimalismo com amplitude
A Decoração Industrial surge da transformação de antigos galpões industriais em espaços residenciais, os famosos Lofts. Esse talvez seja o traço mais marcante desse estilo de decoração, grandes espaços conjugados, muita entrada de luz natural por meio de portas e janelas amplas. O acabamento é minimalista e beira o rústico. Paredes de tijolo e encanamentos à mostra. Estruturas de metal e cobre expostas marcam os ambientes do Industrial Decor.
Cores neutras e mais sóbrias são as mais indicadas para compor a base da Decoração Industrial. Aposte sem medo no branco, no preto e nos tons de cinza para a composição mais ampla dos espaços. Os tons mais vivos e vibrantes não são proibidos, podem ser adotados para integrar a decoração e realçar os detalhes, mas sem abusar, sempre com equilíbrio.
A iluminação no Industrial Decor
Quando falamos em iluminação, boas Ideias de Decoração Industrial vem no estilo de luminárias pendentes, com acabamento em metal ou cobre. Aproveite ao máximo a luz natural que entra pelas portas e janelas amplas mas não deixe de investir em um bom design de iluminação. A utilização de Spots fixados por trilhos, também expostos, é uma boa dica e traz um aspecto moderno ao espaço.
Uma outra alternativa são as lâmpadas suspensas e as luminárias fixadas diretamente nas paredes. Para as lâmpadas suspensas busque fixar barras expostas e enrolar os fios nas próprias barras, já para para os Spots fixados nas paredes, instale as tubulações por onde os fios vão passar, tudo sempre exposto, a final de contas isso vai remeter diretamente às antigas instalações industriais que tanto amamos.
Utilize lâmpadas quentes com coloração âmbar. Elas trazem mais conforto e tranquilidade para o ambiente e dão um charme todo especial, principalmente para os espaços sociais como a sala de estar, sala de jantar e cozinha.
As fitas de LED estão em alta, são super econômicas e geralmente possuem a opção de variação de cores e tons de brilho. São uma opção econômica e trazem uma modernidade ímpar aos espaços onde são instaladas.
Detalhes que destacam
A base do Estilo Industrial são as cores neutras e sóbrias, paredes com tijolos e encanamentos expostos. Em um ambiente amplo que tende ao minimalismo, cada detalhe conta, e são nos detalhes onde o ambiente ganha vida e personalidade, eles são responsáveis por deixar o espaço com a cara de seu dono ou dona.
Nas áreas sociais como cozinha e sala, abuse nos móveis com acabamento em aço ou madeira, eles tendem a manter o aspecto Industrial mas também agregam um ar de modernidade ao ambiente.
Para a sala de estar, não duvide em investir em Sofá amplo e confortável com a paleta de cores combinando com as cores base do ambiente. O Sofá é um item da mobília de grande porte e que chama muita atenção, além de ser a alma de suas reuniões. Combine as almofadas com a paleta do Sofá ou com alguma outra cor que se destaque no ambiente.
Para mais dicas e opiniões acesse, VidaXl Opniões e fique por de todo o universal da decoração Industrial.