Contas Poupança

Contas Poupança
Muitas pessoas passam a vida a trabalhar e esquecem-se de angariar dinheiro para o futuro, por isso uma boa educação financeira desde tenra idade é tão importante. Fazer com que as crianças e jovens poupem uma parte da sua mesada e coloquem o dinheiro numa conta poupança, talvez com o objetivo de comprar o presente de Natal ou algo assim, faz com que estas crianças compreendam o valor do dinheiro desde tenra idade e o levem para a vida.
A poupança não deve ser algo cansativo, afinal, o bem que irá fazer no futuro será muito útil, especialmente quando a incerteza económica é grande em todo o mundo.
Normalmente, criar uma conta poupança é um dos serviços mais fáceis de fazer dentro de um banco. Por conseguinte, as pessoas não devem ser enganadas a pensar que o serviço é burocrático, porque normalmente não é.
A partir da criação da conta o cliente já tem uma vida bancária e pode investir. Cada cêntimo adicionado a essa conta haverá geração de lucros a partir desse valor.
Como funciona a poupança?
A poupança é uma forma de investimento onde o cliente guarda o dinheiro no banco. Isto permite ao banco utilizar este dinheiro enquanto está localizado na conta do cliente. Como forma de pagamento por este 'empréstimo', o banco paga aos clientes juros mensais.
Ao contrário de muitos outros investimentos, as poupanças podem ser retiradas a qualquer momento sem perder parte do dinheiro. Isto não deve ser encarado como um incentivo para gastar o dinheiro poupado, mas como uma forma de paz de espírito, uma vez que é possível utilizar o que é salvo em caso de emergência.
Como encontrar o melhor banco para criar a conta poupança
As opções bancárias são quase ilimitadas hoje em dia. Existem bancos, como o N6, que estão exclusivamente online e também é possível criar uma poupança através deles. Ou seja, não querer sair de casa já não é desculpa para não começar a ter uma vida financeira organizada.
Mas ainda é importante verificar se os bancos escolhidos são realmente bons, depois de todo o dinheiro a ser investido é dinheiro que o cliente espera ser multiplicado e não que tenha problemas se o banco entrar em falência, por exemplo.
E ao contrário do que as pessoas pensam, é possível verificar se um banco é realmente seguro ou não. Primeiro, verificar o que acontecerá se o banco entrar em falência e quais são as garantias que tem. Outro fator importante é compreender a percentagem dada pelo banco quando um cliente deixa o seu dinheiro investido nele.
Para além disso, o atendimento ao cliente é também um tema significativo e uma das preocupações que o cliente deve ter ao pensar em criar uma conta num banco, afinal, não deve ser necessário esperar horas numa chamada para resolver questões pequenas ou fazer perguntas.
O opinioesja.pt traz uma lista de vários bancos disponíveis e avaliações de clientes que os utilizam para que as pessoas que queiram abrir contas possam verificar que são realmente seguras e têm um bom serviço.

N26
É um jovem à procura de um banco diferente? Está à procura de um banco que possa lhe oferecer certas funcionalidades? T...

VIABUY
VIABUY oferece um cartão Mastercard, associado a uma conta pessoal, onde pode gerir, comodamente todas as operações, tal como ...

bunq
Bancos existem há séculos e com o passar do tempo se tornaram fundamentais na vida de grande parte das pessoas. Contudo, o preç...

myPOS
O uso do cartão de crédito para pagamentos é algo muito comum, atualmente. Por isso, quase todas as empresas (grandes e pequen...

OpenBank
Consideram-se uma pessoas com dificuldades em encontrar um banco que satisfaça as suas necessidades? Procura um serviço financeiro si...

Remitly
As transações online são cada vez mais frequentes num Mundo onde as distâncias são cada vez mais curtas, por for&...

BlockFi
O mundo das criptomoedas é, ainda, uma área pouco explorada e conhecida do público. Especialistas da área financei...