10 Experiências Gastronómicas Portuguesas a Não Perder

10 Experiências Gastronómicas Portuguesas a Não Perder

Alimentação & Bebida

Portugal proporciona uma das mais ricas experiências gastronómicas da Europa, desde o seu marisco fresco até aos vinhos de excelência do Douro e outras regiões vinícolas. A melhor parte é que pode desfrutar da gastronomia típica em qualquer parte do país, quer esteja nas grandes cidades como Lisboa ou Porto ou em regiões mais interiores, como é o caso de Trás-os-Montes. 

O país está cada vez mais popular entre críticos gastronómicos, cozinheiros famosos e enólogos de topo. Com este aumento de popularidade, as visitas culinárias tornaram-se uma paragem obrigatória para qualquer viagem. Fique connosco para conhecer dez experiências que poderá encontrar nas melhores cidades gastronómicas do país.

Conheça as Origens do Vinho Verde

Contrariamente à ideia popular, a designação vinho verde não tem nada que ver com a sua cor. Na verdade, o vinho verde pode ser de diversas tonalidades e variedades – branco, tinto e rosé. O seu nome vem da região onde é produzido. O vinho verde é originário da região de Vinhos Verdes, situada entre o rio Minho e o rio Douro. Esta região vinícola é uma das maiores do país e da Europa.

Algumas das variedades de uvas usadas na produção do vinho verde são únicas nesta região. Logo, é obrigatório visitar Portugal se quiser provar o verdadeiro vinho verde. É um vinho conhecido pelo seu toque leve e frutado. 

Coma numa Tasca Tradicional

Regra geral, procurar os sítios onde os locais comem é uma excelente ideia. As tascas são a melhor forma de provar a comida tradicional portuguesa a um custo bastante acessível. Estes estabelecimentos são geralmente de pequena dimensão e são conhecidos pelas suas doses abundantes e preços baixos. Caracterizam-se pela sua decoração típica e acolhedora e serviço amigável. Poderá ainda encontrar algumas alternativas com um design industrial moderno e mais simplista. As tascas possuem excelente vinho português a uma fração do preço dos grandes restaurantes. 

Desfrute de Bacalhau Para Todos os Gostos

O bacalhau é um dos pratos mais populares na maravilhosa culinária  portuguesa. Antigamente, o bacalhau era salgado para preservá-lo nas longas viagens, mas, o que outrora era uma medida de segurança, rapidamente tornou-se numa tradição bem conservada. 

Este prato típico está distribuído amplamente pelo país, desde as famosas tascas a restaurantes de classe mundial. Os portugueses são grandes fãs de bacalhau e preparam-no de mil e uma maneiras. Aqui estão algumas das mais comuns:

  • Bacalhau à Brás – Com batata palha, cebola e ovos. 

  • Bacalhau com natas – Salteado com cebola, batata e cozido no forno com natas e queijo.

  • Bacalhau à Lagareiro – Com batata e azeite no forno. 

  • Bacalhau à Gomes de Sá – Com cebola, alho, ovos cozidos, azeitonas e batatas.

  • Bacalhau espiritual – Gratinado com gema de ovo, molho béchamel e cenoura.

Aprenda a Fazer Pão Alentejano

O pão alentejano é um pão de fabrico simples mas considerado um dos mais deliciosos da gastronomia portuguesa. É feito somente com farinha, sal, água e fermento, mas o que o torna único é o seu modo de fabrico, que é considerado um segredo de família. Felizmente, pode aprender as técnicas originais do fabrico deste pão através de workshops. São vários os locais onde pode ter a oportunidade de amassar e cozer este pão tradicional.

Visite Mercados e Festas Populares

Quase todas as cidades do interior possuem mercados repletos de produtos tradicionais portugueses. Encontrará pão, queijos, frutas, vegetais e outros produtos alimentares de produtores locais, para que possa provar os sabores típicos da culinária portuguesa. E a melhor parte é que os preços são geralmente muito acessíveis.

Pode ainda desfrutar de produtos regionais portugueses nas festas tradicionais, como é o caso dos Santos Populares. Realizadas durante  o mês de junho,  estas festas são conhecidas pela sardinha, pelo vinho e pela alegria que paira no ar. 

Seja Enólogo Por um Dia

Muitas quintas e herdades oferecem-lhe a oportunidade de misturar diferentes castas e provar o seu próprio vinho. Estas experiências envolvem a criação de um vinho, engarrafamento, imagem de marca e rotulagem, sendo totalmente personalizáveis por si, do início ao fim. No final do dia, pode levar a sua nova garrafa de vinho para partilhá-la com os seus amigos e familiares. Algumas herdades oferecem ainda experiências que incluem a tradição de pisar as uvas com os pés ou provas de vinhos.

Jante numa Herdade de Vinhos

E porque não complementar o seu primeiro dia como enólogo com um fantástico jantar com vista para as vinhas do rio Douro? Esta é uma das mais cobiçadas experiências culinárias e conta com menus extensos, criados pelos mais conceituados cozinheiros portugueses. Terá a oportunidade de provar pratos feitos com produtos 100% regionais e provar os melhores vinhos que o Douro tem para si. As avaliações do TheFork falam por si!

Aprenda a Fazer Doces Tradicionais

Se já visitou Portugal, provavelmente já provou os incríveis pastéis de nata. Mas sabia que existem workshops para ensiná-lo a fazer este clássico da doçaria portuguesa? Algumas pastelarias oferecem aos viajantes a oportunidade de experimentar aulas de doçaria tradicional. Encontrará workshops de pastelaria nas principais cidades portuguesas e poderá aprender a fazer pastéis de nata, ovos moles, queijadas, travesseiros e outros doces típicos do país.

Experimente Marisco Fresco

Portugal foi um dos pioneiros da navegação, e isso trouxe inúmeras vantagens, uma delas a paixão pelo marisco. Graças à sua extensa costa, são poucas as cidades que não possuem marisco fresco durante todo o ano. Alguns dos pratos de marisco mais comuns incluem:

  • Caldeirada – Uma sopa com vários tipos de peixe e marisco, tomate e arroz.

  • Cataplana – Marisco estufado com alho, vinho e tomate numa típica panela de cobre.

  • Choco frito – O choco é um molusco semelhante à lula e serve-se panado nesta versão.

  • Açorda de camarão – A açorda é uma sopa simples feita com água, pão e tomate.

  • Arroz de marisco – Esta receita é uma das favoritas dos portugueses e mistura todas as variedades de marisco num prato com arroz malandro.

Visite as Adegas Portuenses

O vinho do Porto é um vinho fortificado com raízes que remontam ao século XVII, onde era muito apreciado pelos comerciantes britânicos. Aliás, hoje em dia grande parte das casas de vinho do Porto provêm de famílias britânicas – Taylor, Croft e outras. Pode visitá-las próximas à foz do rio Douro, na cidade de Vila Nova de Gaia e desfrutar de visitas guiadas e luxuosas provas de vinhos.

Mais Alimentação & Bebida