6 empresas

Dieta

...

    Dieta


    Vivemos numa sociedade que se alimenta cada vez mais de produtos processados e rica em açúcar. A nossa dieta pobre, aliada ao sedentarismo, é uma das maiores causas de doenças, desde a diabetes às doenças autoimunes, que afetam pessoas de todas as idades.

    Na corrida do dia-a-dia, é difícil manter hábitos saudáveis, mas algumas pequenas mudanças de estilo de vida já são capazes de fazer a diferença. Estas mudanças são importantes não só para aqueles que querem perder peso, mas também para aqueles que querem garantir uma vida mais saudável e evitar possíveis complicações no futuro.

    Mudanças de hábitos e produtos vendidos online

    À medida que procuramos um estilo de vida melhor, o primeiro passo é prestar atenção ao que comemos. Hoje em dia, algumas aplicações - mesmo gratuitas - ajudam os consumidores a analisar rótulos e a escolher opções mais nutritivas com taxas mais baixas de açúcar e gordura, bem como outras substâncias nocivas, como aditivos e conservantes. Há também empresas e blogs que oferecem comida & receitas super saudáveis, feitas de forma equilibrada de acordo com as necessidades dos seus consumidores.

    Mesmo assim, nem sempre é possível obter todos os nutrientes que precisamos apenas com alimentos. Portanto, muitas pessoas optam por usar suplementos. De forma rápida e conveniente, podem ser usadas para complementar dietas, fornecendo nutrientes de acordo com cada caso específico, e ajudando no combate a várias doenças.

    Hoje em dia, estes suplementos nutricionais podem ser comprados online em sites como o Iherb Portugal – o que é super conveniente, especialmente em tempos de pandemia.

    Além das mudanças dietéticas, é importante praticar exercícios regulares. Pode ser uma caminhada simples, ou atividades em Ginásios & Fitness Centers – o importante é encontrar uma atividade que você goste, para que o exercício se torne algo agradável.

    Vitaminas e suplementos: úteis ou moda?

    Existem milhares de suplementos nutricionais e vitaminas disponíveis no mercado. Embora seja comum ver pessoas a tomar estes produtos por conta própria, é sempre ideal consultar um profissional (médico ou nutricionista) para ver qual a opção mais adequada para cada caso.

    Quando devidamente utilizados, os suplementos nutricionais fornecem ao corpo vitaminas e minerais necessários para o funcionamento dos órgãos, aumentam a imunidade e agem preventivamente na luta contra as doenças. 

    Existem suplementos específicos para a diabetes, para perda de peso, distúrbios hormonais, aumento da potência sexual, entre muitos outros. Mas, infelizmente, existem também produtos ineficazes e até fraudulentos, o que acaba por preocupar os consumidores. Por conseguinte, a escolha do suplemento deve ser feita com cuidado. Neste momento, as análises de quem já comprou estes produtos podem ser muito úteis para evitar problemas.

    Dicas para perder peso

    Para quem procura dietas e suplementos para perder peso, algumas dicas podem ser bastante úteis:

    • Não falte às refeições! Ficar sem comida por muito tempo acaba fazendo com que o corpo entre num processo de catabolismo. Como precisa de energia para manter o seu funcionamento, procurará essa energia nos músculos, resultando na perda de massa magra.
    • Mantenha-se hidratado, porque além de ser importante para o funcionamento do corpo, muitas vezes confunde as pessoas e acabamos por consumir mais calorias do que o necessário;
    • Reduzir o consumo de carboidratos e gorduras em geral;
    • Na hora do lanche, opte por lanches saudáveis, como vegetais cortados em tiras e frutas;
    • Aumentar o consumo de fibra à medida que aumentam a sensação de saciedade;
    • Não corte certa comida para sempre, especialmente os seus favoritos. Isto torna a vontade da comida ainda mais forte! Em vez disso, permita-se consumir uma pequena quantidade, respeitando sempre o consumo diário de calorias;
    • Alguns suplementos ajudam a reduzir a vontade de comer açúcar. Podem ser muito úteis para aqueles que têm dificuldades em controlar o consumo de doces;
    • Pratique atividades físicas. Frequentar Ginásios & Fitness Centers é uma boa forma de se exercitar e perder peso de forma divertida.

    Se, por outro lado, pratica exercícios físicos de alta intensidade ou simplesmente não consegue ganhar peso e massa muscular, existem suplementos específicos para isso. Os chamados "hipercalóricos" são suplementos à base de carboidratos e proteínas que ajudam no ganho de peso de forma saudável e equilibrada, ajudando a garantir mais energia e vigor no exercício. Muitos atletas e praticantes de ginástica e centros de fitness usam este tipo de suplemento.

    Comida & Receitas saudáveis online: onde encontrar?

    Hoje em dia, existem muitos blogs, perfis de instagram e sites específicos que lidam com comida & receitas – cada um para uma espécie de necessidade. São conteúdos interessantes e muitas vezes gratuitos, o que ajuda aqueles que precisam de um estímulo para não se desencorajarem enquanto seguem uma determinada dieta.

    Muitas receitas de baixo teor de carboidratos, vídeos e conteúdo gratuito para quem segue dietas cetogénicas (com baixa quantidade de hidratos de carbono) podem ser encontradas online mas se deve ter cuidado em relação aos tipos de dietas.

    Alguns tipos de dietas populares

    • Dietas à base de plantas: Entre estas dietas, o vegetarianismo e o veganismo são as versões mais populares, e restringem os produtos animais por razões de saúde, ética e ambiental. Mas também existem opções flexíveis, que permitem com moderação o consumo de alguns produtos de origem animal.
       
    • Dietas baixas de carboidratos: Amplamente utilizadas por quem quer perder peso, restringe a ingestão de carboidratos e aumenta a proteína. Os mais conhecidos são cetogénicos (keto) e Atkins.
       
    • Dieta Paleo: Baseia-se no consumo dos mesmos alimentos que os nossos antepassados supostamente comeram: alimentos integrais, frutas, legumes, carnes magras, frutos secos e sementes. Restringe o consumo de alimentos processados, cereais, açúcar e produtos lácteos, embora algumas versões menos restritivas permitam o consumo de alguns produtos lácteos, como o queijo.
       
    • Dietas com baixa quantidade de gorduras: Restringir a quantidade de gorduras ingeridas diariamente, priorizando o consumo de proteínas e carboidratos. Contribuem não só para a perda de peso, mas também para prevenir a inflamação e doenças cardíacas.
       
    • Dieta Mediterrânica: Com base em alimentos tradicionalmente consumidos em Itália e na Grécia, como frutas, legumes, frutos secos, sementes, legumes, tubérculos, cereais integrais, peixe, frutos do mar e azeite extra virgem. Foi criado para reduzir o risco de doenças cardíacas, mas vários estudos indicam que também pode ajudar na perda de peso.
       
    • Dieta tipo Vigilantes do Peso: Bem conhecida em todo o mundo, baseia-se num sistema de pontos que atribui valores a diferentes alimentos e bebidas. Para atingir o peso desejado, deve permanecer dentro da sua quota diária de pontos.

    Como os sites de avaliação o ajudam a escolher

    Quando queremos perder peso, escolher uma dieta, suplementos adequados ou até mesmo um lugar para fazer exercício pode ser bastante difícil. No caso dos suplementos, para além do medo da eficácia em si, há também receio quanto aos efeitos secundários. No caso dos Ginásios & Fitness Centers, existem dúvidas sobre a qualidade do local e os profissionais que trabalham no local.

    A vantagem de avaliações e comentários online em sites como o opinioesja.pt é que eles trazem comentários detalhados - e, mais importante, imparcial - de pessoas que compram estes suplementos e frequentam estes ginásios, e publicam queixas ou elogios para ajudar outros consumidores. Por isso, recomenda-se ler estas avaliações de modo a não correr o risco de investir o seu dinheiro em produtos ou serviços que não valem a pena.