As mudanças que melhoram os desportos 

As mudanças que melhoram os desportos 

Evoluir é preciso, em todos os aspetos. Para chegar aonde estamos, foram necessárias muitas mudanças, adaptações e melhoras, e essa mesma premissa é aplicada em diversas modalidades do desporto.

É preciso pensar os desportos como uma espécie de entidade viva, que a cada ano — ou melhor, época — passa por mudanças. Não é de se espantar que existam “brechas” nas regras, afinal, a evolução acompanha também os atletas e directores técnicos, que quando se deparam com atalho não tardam em percorrer o caminho mais curto.

Na vanguarda da inovação

Um caso que exemplifica essa forma de explorar as regras para vencer aconteceu na NBA. Nos inícios dos anos 2000, a equipa do Los Angeles Lakers contava com um balneário repleto de estrelas, entre as mais destacadas Kobe Bryant e Shaquille O'Neal, este último foi “vítima” de uma estratégia para minar o seu potencial. Para enfrentar os Lakers e diminuir a capacidade ofensiva dos angelinos, Greg Popovich, DT do San Antonio Spurs, elaborou uma táctica que ficou conhecida como “Hack-a-Shaq”, a ideia era fazer faltas para levar o pivô à linha do lance livre, onde o seu aproveitamento era terrível (52%). Funcionou, Popovich venceu os Lakers, e Shaquille foi explorado no seu ponto mais fraco.

A tática criada pelo maior DT da história da NBA começou a ser utilizada à exaustão. Esse facto tornou as partidas mais monótonas e o público começou a queixar-se, a experiência dos telespectadores estava em risgo. A comissão de regras da NBA agiu rápido e mudou as normas, além dos lances livres a equipa que sofresse faltas intencionais também ganharia a posse da bola. A mudança foi eficaz e o “Hack-a-Shaq” caiu no esquecimento.

Seguindo com a NBA, que é um expoente quando o assunto é mudar para manter-se no topo. Na época 2021/2022, houve grandes ajustes no livro de regras. Nos anos anteriores, alguns jogadores, a maioria especialista em lances livres, estavam a forçar muitas faltas com “movimentos antinaturais”, segundo a própria NBA. Era o caso de James Harden e Trae Young, que alcançavam marcas expressivas de faltas sofridas. Novamente, a malta estava descontente, e a opinião geral era que a quantidade de paralisações na partida era excessiva. A regra mudou e, agora, os tais movimentos antinaturais continuam a ser considerados faltas, porém de ataque. 

As novas leis do desporto-rei

O futebol também não passa alheio às novidades. O grande advento nesse campo foi a implementação do vídeo-árbitro, o popular VAR. Essa novidade mudou o jogo. Lances que antes eram marcados apenas se o árbitro visse, como agressões, fora de jogo, faltas violentas, agora são monitorados por diversas câmaras durante a partida. A partir da implementação do VAR, os sopradores de apito ganham a oportunidade de rever decisões e consertar enganos.

É de se imaginar que se o vídeo-árbitro existisse há mais tempo, como é na NBA, alguns momentos antológicos não existiram. A começar pelo golo de Maradona contra a Inglaterra, no mundial de 1986, conhecido como “La mano de Dios”, já que o argentino saltou para cabecear, porém utilizou a mão para anotar o golo. Outra história que seria reescrita seria a classificação da França para o Mundial de 2010. Na ocasião, os “Blues” enfrentavam a Irlanda pela vaga e venceram pela contagem mínima: 1x0. O golo? Foi anotado por Thierry Henry, que controlou a bola com a mão antes de marcar.

Metamorfose quase total

Um caso de sucesso, que implicou um pouco mais do que uma mudança de regras é o do poker. A modalidade chegou aos Estados Unidos pelas mãos dos colonizadores franceses, que aportaram na Luisiana. Essa primeira versão era muito diferente da atual, pois era jogada com 20 cartas e 4 jogadores.

A nova e mais popular vertente leva no nome a sua origem, o sucesso veio com o Poker Texas, uma versão criada na cidade de Robstown, no Texas. A nova forma de jogar tomou conta das mesas de poker, especialmente no ambiente online, onde o jogo se tornou um dos mais populares, estando em alta nas plataformas especializadas e no streaming, onde profissionais e amadores disputam campeonatos e ensinam estratégias.

É assim que os desportos, físicos e mentais, buscam estar atualizados para manter os seus adeptos fiéis e, também, para conquistar novos admiradores, afinal, o tempo livre não se preenche só com férias, os desportos ocupam um lugar cativo nesse terreno. As mudanças são parte da vida e estão presentes em todos os âmbitos da sociedade. Ser melhor a cada dia é um objetivo compartilhado por todos, isso está claro. 

Mais