7 empresas

Energia Renovável

...

    Energia Renovável


    Governos de Portugal e de outros países do mundo estão a promover um aumento do consumo primário de energia para fontes renováveis, reduzindo gradualmente a dependência da matriz energética em energias não renováveis e combustíveis fósseis.

    A utilização de combustíveis não renováveis derivados do petróleo, do carvão e do gas foi muito útil durante a Revolução Industrial para o desenvolvimento tecnológico dos transportes e das indústrias, mas no século XXI outras preocupações têm suscitado as nações mundiais no que diz respeito ao consumo destes materiais e dos seus derivados no planeta.

    Uma das aflições mundiais diz respeito ao bem-estar térmico da Terra com os impactos nocivos das emissões de gases com efeito de estufa. As discussões sobre o aquecimento global têm sido discutidas entre as nações para assumir compromissos para que os países assumam a responsabilidade pela redução das emissões de gases poluentes gerados pelo aumento das temperaturas no mundo.

    No setor da energia, o esforço de Portugal para reduzir os impactos ambientais baseia-se principalmente na incorporação de fontes renováveis na matriz energética e no aumento da eficiência energética.

    O que são energias renováveis

    As energias renováveis provêm de fontes de consumo não exaustivas, como a luz solar (fotovoltaica), vento (vento), água (hídrica), energia geotérmica (calor dentro da terra). Esta energia produzida a partir de fontes de energia renováveis, ou energia verde, como também são chamadas, tem a característica comum de não gerar dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa.

    O desenvolvimento sustentável e a utilização de energias limpas têm um contributo ambiental, mas há um aspeto de relevância fundamental para o Governo de Portugal fazer esforços para o crescimento das energias renováveis, reduzindo o custo da dependência externa da economia nas fontes de energia da matriz energética.

    Como a energia funciona em Portugal e como as energias renováveis são inseridas neste contexto

    As principais fontes de energia renovável produzidas em Portugal são a energia térmica, hídrica, eólica, biomassa, fotovoltaica e geotérmica. Acontece que, apesar de todos os esforços para expandir a matriz e eficiência energética focada na energia sustentável no país, Portugal ainda utiliza para consumo a energia fornecida pelo petróleo, carvão e gás natural. Entre as empresas que prestam serviços de energia e gás natural em Portugal está a Endesa, que também opera noutros países.

    O alcance das fontes renováveis envolve investimentos iniciais elevados, pelo que não é tão simples e rápido adotar exclusivamente energia limpa em todo o país em detrimento de energias não renováveis, como o gás natural, mas apesar desta dificuldade, Portugal lidera entre os países que mais utilizam a energia verde.

    Em Portugal, o regulamento para o autoconsumo individual ou coletivo de eletricidade renovável, o Regulamento n.º 266/2020, foi aprovado em 2020. Com as novas regras, a auto-produção de eletricidade renovável também é possível vender excedentes de produção. Os módulos fotovoltaicos instalados devem ser dimensionados para atender às necessidades da família, dos edifícios ou até das empresas. O regulamento não especifica que são apenas módulos de energia solar, e a habitação também pode optar pelo sistema eólico (lâminas e turbinas), no entanto, os painéis fotovoltaicos são recursos mais baratos.

    Se precisa de mais informações sobre serviços, tecnologia e várias empresas que prestam serviços em Portugal, por favor opinioesja.pt. É muito importante partilhar informações, por isso procure, leia comentários sobre as experiências de outros clientes.