Escalar o Kilimanjaro, a sua próxima aventura?

Escalar o Kilimanjaro, a sua próxima aventura?

A ideia de subir a montanha mais alta de África, com uma altura de 4,895 metros parece ser uma atividade simplesmente indicada para as pessoas mais em forma, os mais corajosos e aqueles que estão à procura de uma aventura. Mas provavelmente esteve enganado este tempo todoo, e poderá ser que esta aventura seja para si! Sem dúvida será um dos maiores desafios da sua vida, e irá desafiá-lo de formas que nunca pensou ser possível, mas certamente se sentirá recompensado no final!

Pelo mundo inteiro, existem centenas de montanhas com uma altura superior a 5,000 metros do nível do mar. Só na Ásia, existem pelo mais de 100 montanhas com uma altura superior a 7,200 metros! Como isto poderá indicar, existem muitos sítios onde poderá praticar e ultrapassar os seus límites!

Porquê é que deveria escalar uma montanha tão alta?
O Monte Kilimanjaro é a montanha mais alta de África, e a montanha isolada mais alta do mundo! Soa assustador, mas certamente conseguirá escalar-la! Situada no norte da Tanzânia, esta montanha foi escalada mais de 1,000,000 de vezes (com uma taxa de sucesso de 61,3%), desde que foi aberta ao público nos anos 70. Visitar uma zona tão remota de África deixará com uma perspectiva totalmente diferente em relação ao sítio onde vive, terá a possibilidade de conhecer o país e a sua cultura (grande parte da população fala Inglês), ver paisagens magnificas, passar por 5 zonas climáticas diferentes, e ser uma das últimas pessoas a ver os glaciares gigantes no topo da montanha, visto que estes rapidamente estão a desaparecer. Provavelmente nada o dará mais satisfação que conseguir chegar ao topo de África!

Como posso praticar?
Muitas pessoas que decidem enfrentar este desafio, começam por simplesmente fazer mais exercício físico. Andar, andar de bicicleta e qualquer tipo de exercício físico certamente o ajudarão a estar preparado fisicamente para a escalada. De modo a estar preparado (pelo menos mentalmente), muitos portugueses começam por escalar as grandes montanhas em Portugal e Espanha.

Quem pode escalar o Kilimanjaro?
Escalar o Kilimanjaro é para todos! O Monte Kilimanjaro já foi escalado por pessoas com mais de 85 anos de idade, por isso se estiver em boa forma física, realmente não terá de se preocupar! O maior perigo de escalar uma montanha tão alta como o Kilimanjaro é a altitude e a a grande possibilidade de vir a sofrer de doença de altitude. Felizmente, os guias que o acompanhará nesta aventura, estão bastante bem treinados, e saberão o que fazer para evitar e tratar esta situação. Existem também diferentes medicamentos para aliviar ou evitar estes sintomas.

Quais são os custos de escalar o Monte Kilimanjaro?
Escalar até ao topo do Kilimanjaro pode ser bastante caro. De acordo com o parque nacional do Kilimanjaro, é estrictamente proíbido escalar sem um guía e porteiros, o que faz com que os custos sejam bastante altos. Mas estará a ajudar a economia local, que realmente necessita de apoio! O preço normal de um pacote oscila entre os €1000 e €3000, mas tenha em mente que a qualidade e a prepação destas equipas dependerá do que paga. Outros custos associados incluem o equipamento, comida, e quarto de hotel, para antes e depois da escalada.

Qual é a melhor altura do ano para escalar o Monte Kilimanjaro?
Existem duas estações por ano que são mais apropriadas para escalar o monte Kilimanjaro, sendo estas entre Janeiro e Março, e Junho a Outubro. Estes são normalmente os meses mais secos do ano e com menos neve, o que poderá fazer uma grande diferença em relação à experiência que terá.

Pensa que está à altura do desafio, e está pronto para ser a pessoa mais alta em África? Não se esqueça de verificar as diferentes empresas que oferecem estes serviços, voos, videos de YouTube, e claro, fale com os seus amigos, talvez poderá encontrar alguém para escalar consigo!

Foto: Francisco Bento

Mais